A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) ampliou o convênio com Esporte Clube Vitória e elevou o número de atletas do programa Salvador Social Clube de 50 para 70, nas modalidades futebol e basquete. A ação foi firmada na última quinta-feira (5), na sede do ECV, em Canabrava.
De acordo com o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, essa é mais uma conquista para fortalecer o esporte e o social em Salvador. “Trata-se de mais uma política pública, que está na Lei do Esporte, com impacto muito positivo na vida dos jovens como ferramenta de inclusão e transformação social”, frisou. O gestor destacou ainda que o Esporte Clube Vitória traz como inovação a inserção dos jovens em torneios, como forma de estimulá-los e propiciar oportunidades futuras a eles.
“Com a ampliação do número de beneficiários, estaremos dando oportunidade a mais crianças a participarem de um projeto tão legal, tão bonito, que o objetivo principal é tirar a criança da vulnerabilidade. Aqui ela tem a oportunidade de brincar, fazer atividades, conhecer pessoas, se exercitar e, quem sabe um dia, virar jogadora de futebol”, declarou Maniele Araújo, coordenadora do projeto no Esporte Clube Vitória.
O educador físico do projeto, Ari Purificação, afirmou que o projeto auxilia os jovens a sair do sedentarismo. “É muito bom trazer essa galera que está no tempo vago, que poderia estar no vídeo game, no celular. Aqui eles estão fazendo exercício físico, que é muito bom. E os pais falam também que os filhos entram de um jeito e ficam totalmente diferentes, progredindo na escola, tirando boas notas, sendo obediente dentro de casa”, completou.
Gabriela Borges, de 13 anos, já escolheu a profissão. “Antes do projeto eu jogava em um campinho de areia, perto de casa, e agora eu jogo em um campo de qualidade. Esse projeto me trouxe saúde, vigor, amigos, melhorias, pois agora eu jogo muito melhor. Quero continuar no esporte, ser uma jogadora de futebol e poder ajudar pessoas que passam por dificuldades”.
Funcionamento
O programa Salvador Social Clube é uma parceria entre a Prefeitura de Salvador por meio das secretarias de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), da Educação (Smed), e da Fazenda (Sefaz), com clubes sociais da cidade. A iniciativa oferece aos alunos da rede municipal de ensino a oportunidade de participar de aulas em diversas modalidades esportivas, com direito a transporte, uniforme e lanche. Em contrapartida, os clubes sociais recebem isenção de impostos municipais.
Atualmente, cerca de 700 alunos da rede municipal participam semanalmente de atividades esportivas gratuitas em nove clubes sociais parceiros, incluindo o Clube Espanhol, Baiano de Tênis, Associação Atlética, Yatch Clube, Petrobrás, Campomar, Costa Verde Tênis Clube, Paranapanema e o Esporte Clube Vitória. As aulas, que ocorrem duas vezes por semana, abrangem uma variedade de esportes como canoagem, vela, vôlei de praia, jiu-jitsu, futebol, futevôlei, natação, karatê, tênis, ginástica rítmica e basquete.