A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador divulgou, na manhã desta quarta-feira (3) conforme a Bruno Leite, do Bahia Notícias, o protocolo municipal de enfrentamento à varíola dos macacos. Colocado em prática já na próxima segunda-feira (8), a diretriz reúne orientações para os profissionais de saúde de como atuar nos casos de infecção pela doença.
Ao apresentar a política de saúde, o secretário de Saúde do município, Décio Martins, salientou que, para além de padronizar o atendimento, o protocolo busca “informar à população os procedimentos que devem adotar, quais unidades devem procurar e quando procurar”.
Um esquema de ação foi montado pela gestão municipal. Ao todo, 28 unidades básicas serão disponibilizadas como referência para atendimento e coleta laboratorial. Junto com as unidades básicas, outras 16 unidades de urgência e emergência serão destinadas para o acolhimento de pacientes com quadros suspeitos.
A listagem com equipamentos de saúde será divulgada periodicamente pela prefeitura através do site oficial e das redes sociais, garantiu a equipe que elaborou o protocolo.
Ainda de acordo com Décio, dos 9 casos confirmados na capital baiana, 4 já são considerados curados.