A licitação que custaria R$ 1,5 bilhão, a prefeitura pretende trocar todas as lâmpadas da cidade por LED e economizar em 40% a conta do consumo elétrico.
A prefeitura de Salvador aguarda o julgamento de um recurso pelo Tribunal de Justiça para “destravar” o processo licitatório da Parceria Público Privada (PPP) de iluminação pública da cidade, suspenso depois de duas decisões liminares. A última sentença foi de junho deste ano.
A administração atualmente mantém contratos com dois consórcios que prestam serviços terceirizados para executar o serviço, que vão até 11 de abril do próximo ano. Com a licitação que custaria R$ 1,5 bilhão, a prefeitura pretende trocar todas as lâmpadas da cidade por LED e economizar em 40% a conta do consumo elétrico.
O processo parou na fase de habilitação, antes de a comissão de licitação julgar as propostas. “O processo está suspenso. A gente não pode tomar nenhum andamento enquanto não se resolver essa questão judicial”, explicou o diretor de serviços de iluminação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Antonio José da Cruz Júnior Magalhães conforme publicou o Bahia.Ba.
“A gente acredita que a PPP no sentido de antecipar o investimento para modernização da iluminação pública da cidade. A gente consegue em cinco anos trocar todas as luminárias da cidade, 172 mil luminárias, para luminárias de LED, que oferecem melhor definição de cor, melhor qualidade, menos consumo, tem durabilidade maior do que a luminária usada hoje. Acreditamos que esse processo é importante e já tem em outras capitais”, disse.