Os postos de saúde da Atenção Básica da Prefeitura de Paulo Afonso agora estão 100% cobertos com médicos em cada uma das unidades. A contratação de 10 novos profissionais, realizada por meio de Processo Seletivo, permite à gestão atender plenamente os 26 postos da rede municipal.
A recepção ao grupo de profissionais foi realizada nesta quarta-feira (3), em uma reunião onde foram repassados o funcionamento da saúde municipal. Os novos contratados atuarão nas unidades Moxotó, Prainha, Santa Quitéria, Pedro Álvares Cabral, São Francisco, Rua do Sol, Irmã Rita, Senhor do Bonfim e Delmiro Gouveia. A carga horária varia de 20 a 40 horas, com atendimento nos turnos da manhã e tarde.
O secretário de Saúde, Ivaldo Sales Júnior ressaltou a preocupação do prefeito Luiz de Deus em suprir a necessidade de atendimento médico em todas as unidades de saúde da rede municipal. “É satisfatório receber mais 10 profissionais que vão atuar nas 26 unidades de saúde do município, o que demonstra o compromisso da gestão municipal em suprir as demandas da rede pública. Hoje, tivemos o primeiro encontro para apresentar o modelo de funcionamento da rede e temos certeza de que todos entenderam e estão dispostos a empregar seus conhecimentos no atendimento aos usuários”, falou o secretário.
Ivaldo frisa que, com a contratação dos novos médicos, a rede pública passa a contar com 90 profissionais, sendo 64 especialistas e 26 da atenção básica. Agora, a Prefeitura aguarda a chegada de mais dois, que farão parte do programa Mais Médicos.
Na reunião, que aconteceu no auditório do Núcleo Regional de Saúde, os novos contratados conheceram o funcionamento da atenção básica, NASF, regulação, demandas de cada unidade, quantitativo de atendimentos e normas para preenchimento de declaração de óbito, protocolo de regulação e cadastro para receituário controlado. Outro assunto destacado foi o uso do ponto eletrônico que, segundo a superintendente da Atenção Básica, Simone Pimentel, é de grande importância para a comprovação do cumprimento da carga horária determinada no processo seletivo.
Além de Ivaldo, os médicos foram recepcionados pela coordenadora do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), Marília Brito; a superintendente da Atenção Básica, Simone Pimentel e o superintendente da Regulação, Adonel Gomes Júnior. O vereador Marcondes Francisco também esteve presente.
A contratação desses profissionais foi feita através do processo seletivo nº 001/2019, publicado no Diário Oficial do município, no mês de maio. O contrato administrativo por tempo determinado obedece ao disposto no Artigo 37, IX, da Constituição Federal do Brasil e disposições da Lei Municipal nº 1.364, de 31 de agosto de 2017 e as normas constantes no Edital.