O prefeito de Mata de São João sela o ano de 2019 com a entrega de mais de 270 títulos de propriedade no Jardim Imbassaí. Essa entrega faz parte do Programa de moradia Morar Legal. Os proprietários vão receber neste domingo (29) a partir das 10h os documentos das mãos do prefeito Marcelo Oliveira (PSDB), na Associação dos Moradores da localidade.
O Morar Legal é um programa de moradia da Secretaria de Regularização Fundiária, que efetiva o direito de propriedade, que entre outros benefícios, cria o sentimento de pertencimento das pessoas à comunidade. De acordo com Oliveira, “esse é mais um passo para se atingir a meta de entrega de dois mil títulos de propriedade entre Sede e Litoral”, pontuou.
A Regularização Fundiária do Jardim Imbassaí envolveu a própria redefinição do loteamento original com a elaboração de um novo projeto de loteamento, baseado na ocupação real que ocorreu. A ocupação obedeceu aproximadamente ao traçado original das ruas sendo necessário, entretanto, fazer as adaptações à essa nova realidade.
Um novo bairro
O loteamento do Jardim Imbassaí passou por uma transformação e virou um bairro. A Prefeitura, juntamente com a comunidade, uniu esforços e conseguiu que a Embasa estendesse a rede de água para toda a localidade, onde já existe rede de iluminação pública, coleta regular de lixo e transporte escolar, que leva as crianças para as redes municipais e estaduais de ensino. Essa organização da administração pública impede que o município cresça de forma desordenada e se degrade.
Para a Secretária da Pasta, Simone Prado, a Regularização Fundiária consolida o assentamento “isso impede novas invasões e permite que possam ser feitos novos investimentos necessários de infraestrutura”, explicou.