Sob coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME), o projeto de ‘Modernização e eficiência energética em iluminação pública’ da cidade de Maringá, no Paraná (PR), avançou. Foi realizado no início do mês, o primeiro leilão à concessão administrativa para a prestação de serviços de iluminação pública do município, vencido pelo consórcio Luz de Maringá. Vão ser investidos R$169 milhões nos próximos anos. Além disso, o município terá economia anual de R$30 milhões em energia elétrica e manutenção.
A ideia do projeto é a renovação, a operação e a manutenção da rede de iluminação pública com mais de 50 mil pontos de energia, fazendo uso de tecnologias mais eficientes (lâmpadas LED) e da integração do sistema de monitoramento (telegestão).
A ação é fruto do Projeto Felicity, focado na aceleração de investimentos urbanos de baixo carbono, em cooperação com cidades e junto a instituições financeiras regionais e internacionais, oferecendo assistência técnica e financeira integrada. O projeto FELICITY foi implantado no Brasil pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em cooperação com o Núcleo de Transformação Urbana da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ.