A Secretaria de Desenvolvimento Social entregou na quarta-feira (19) a nova Casa dos Programas Sociais (Madre Social e Bolsa Família). O equipamento fica em cima do PSF4 e está totalmente requalificado.
Foi realizada a pintura, mudanças na estrutura e troca de equipamentos. O local conta agora com auditório para 80 pessoas; sala de capacitação; cozinha experimental; sanitários para deficientes, fraldário e todas salas climatizadas.
O Bolsa Família é concedido pelo Governo Federal e tem apoio da Prefeitura, que realiza a logística de cadastro e atendimento dos beneficiados. Neste mês, 2.300 famílias estão recebendo o auxílio. Já o Madre Social é um auxílio às pessoas de baixa renda exclusivo da gestão municipal e beneficia cerca de 1.000 famílias.
No Bolsa Família, o auxílio financeiro varia entre RS 89,00 a RS 617,00. Já no Madre Social o auxílio é entre os valores de R$ 100,00 a RS 300,00. Em ambos os casos, os valores são determinados pela quantidade de pessoas nas famílias. Estão aptos a receber auxilio financeiro os cidadãos cuja renda mensal é até meio salário mínimo (renda percapita).
“Além de serem determinantes para o sustento das famílias, estes valores representam uma injeção de renda na economia local. Lutamos por uma assistência social que não seja ‘assistencialista’ e sim inclusiva. Por exemplo, ao ceder os valores ao invés de dar cestas básicas, as pessoas escolhem sua alimentação”, ressaltou a secretária Naiara Cardoso. Somente o Bolsa Família injeta cerca de RS 300.000,00 mensalmente na economia de Madre de Deus.
Durante o evento, o prefeito Jeferson Andrade (PP) ressaltou que “é um compromisso da equipe desta gestão municipal entregar à população espaços de qualidade para o atendimento ao cidadão. Nosso trabalho em Madre de Deus é pela valorização e ressignificação do ser humano”.
Dentro em breve, inclusive, o prefeito irá anunciar o nome do novo gestor da Secretaria de Desenvolvimento Social. Diversos secretários prestigiaram o evento, assim como os vereadores Cláudia Copque, Renato de Martins e Joyce. E também discursaram no ato Gilson Lima, gestor do Bolsa Fámília em Madre de Deus, e Rita de Cássia Rodrigues, gestora do Madre Social.