A Prefeitura de Madre de Deus e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram nesta quinta-feira (19), no CRAS, a IX Conferência Municipal de Assistência Social.
O tema do evento neste ano foi “Assistência Social: Direito do povo, com Financiamento Público e Participação Social”. Segundo o prefeito Jeferson Andrade, “a assistência social deve ser voltada à garantia de direitos. E em Madre de Deus não temos somente uma política de assistencialismo. Procuramos respeitar a dignidade do ser humano, com apoio e subsídio para o cidadão através de oferta de serviços de saúde, educação e alternativas para os diversos segmentos da população, como os idosos”. Ele salientou que Madre de Deus conta com a Universidade Empreendedora da Terceira Idade (Uniativa).
De acordo com o coordenador do evento, o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Sérgio Teiu, o objetivo do encontro foi discutir os avanços e retrocessos da política de assistência social no país. “Madre de Deus tem diversos programas de assistência social. A educação em tempo integral, por exemplo, tem interface, com a assistência social, porque fornece alimentações durante o dia para os estudantes”. Ele também afirmou que o investimento em assistência social da Prefeitura de Madre de Deus tem crescido a cada ano. Através do Programa Bolsa Social Familiar, por exemplo, a Prefeitura investe cerca de R$ 154.000,00 mensalmente, beneficiando 860 famílias.
O gestor também citou o Bolsa Atleta, realizado pela Secretaria de Esportes, que beneficia 87 atletas. Já o Bolsa Universitária é um apoio que contempla cerca de 600 universitários. Segundo o secretário, a conferência foi um espaço de diálogo entre o Poder Público Municipal, ONGs e sociedade civil organizada. “A minha expectativa com este evento e outros que estão sendo realizados Brasil afora é sensibilizar o Governo Federal sobre a importância da manutenção e avanços dos programas de assistência social”, frisou Paulo Sérgio Teiu.
Também presente ao evento, o secretário de Cultura e Turismo, Marden Lessa, frisou que “um encontro como esse tem a importância de aproximar o Poder Público e a população. Afinal, é muito importante que os cidadãos sejam partícipes no processo de direcionamento das políticas públicas”.