sexta-feira 4 de abril de 2025
Secretária interina da Saúde de Lauro de Freitas, Elba Brito - Foto: Tiago Pacheco/PMLF
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Lauro de Freitas descentraliza marcação de exames laboratoriais e de raio-x e amplia oferta de atendimento
quarta-feira 2 de abril de 2025 às 14:44h

Prefeitura de Lauro de Freitas descentraliza marcação de exames laboratoriais e de raio-x e amplia oferta de atendimento

NOTÍCIAS, RMS, SAÚDE


A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), informa que, a partir desta quarta-feira (2), as marcações de exames laboratoriais passarão a ser realizadas exclusivamente nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Já os exames de radiografia (raio-x) poderão ser agendados tanto nas USFs quanto pela Central de Regulação, que fica na Faculdade Unime, localizada na Avenida Luiz Tarquínio Pontes.

Além da reorganização no fluxo de marcação, a prefeitura também ampliou significativamente a oferta de exames. Houve um aumento de 150% na quantidade semanal de exames laboratoriais e de radiografias. Anteriormente, eram ofertados cerca de 150 exames laboratoriais por semana; agora, são 340. No caso dos exames de raio-x, o total semanal passou para 600.

Foto: Tiago Pacheco/PMLF

A iniciativa faz parte do processo de descentralização dos serviços de saúde, com o objetivo de tornar o atendimento mais ágil, eficiente e próximo da população. A mudança fortalece o papel das USFs como porta de entrada do sistema e amplia o acesso da comunidade aos serviços. Nas USFs as marcações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, 7h às 16h; e na Central de Regulação, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Para a gestão municipal, a medida é estratégica para melhorar a dinâmica do atendimento, fortalecer a atuação das equipes de saúde da família e otimizar o fluxo da regulação. A descentralização contribui para tornar os processos mais ágeis e garantir que os usuários tenham acesso mais rápido e organizado aos serviços. “Essa mudança representa um avanço importante na organização do nosso sistema de saúde. Estamos aproximando os serviços da comunidade e otimizando o tempo de resposta para os usuários”, destacou a secretária interina da Saúde, Elba Brito.

Com a descentralização e a ampliação da oferta, a gestão municipal reafirma o compromisso de aproximar os serviços de saúde da população e garantir mais eficiência no atendimento.

Veja também

Paraná lança primeiro Fiagro estadual e mira R$ 14 bilhões em crédito para agronegócio

O Paraná oficializou, na quinta-feira (3) na B3, o lançamento do primeiro Fundo de Investimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!