As pessoas abordadas vão precisar apresentar comprovante de residência e justificar a circulação nas ruas
De acordo com decreto publicado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas nesta última segunda-feira (1), moradores da Itinga só deverão circular pelas ruas do bairro em caso de extrema necessidade. A medida começa a valer nesta quarta-feira (3), e se estende até o dia 10. Apenas estabelecimentos comerciais essenciais terão autorização para funcionar, e a aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados será proibida. Locais para estacionamento também serão limitados.
A medida abrange a área que tem como ponto de referência o Largo de Caranguejo, se estendendo por 2km de circunferência. Com isso, Avenida Fortaleza, Alto da Itinga, São Cristóvão e Parque São Paulo serão atingidos.
Durante o período, fica suspenso realização de toda e qualquer atividade econômica formal e informal, incluindo ambulantes e feirantes, com exceção de supermercados, açougues, farmácias, postos de combustível, agências bancárias, lotéricas, serviços de saúde e estabelecimentos que funcionem em regime de entrega a domicílio. Os serviços autorizados a funcionar terão que obedecer um protocolo para evitar contaminações.
A força-tarefa de fiscalização vai itensificar as ações durante o período e contará com o apoio da Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros. As pessoas abordadas vão precisar apresentar comprovante de residência e justificar a circulação nas ruas.
De acordo com o último boletim da prefeitura de Lauro de Freitas, Itinga tem 126 casos confirmados da doença. No total, são 532 infectados no município.