A prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), retomou a realização do exame de Papanicolau, popularmente conhecido como Preventivo, nas Unidades de Saúde da Família (USF). O exame, essencial para a prevenção e o rastreamento do câncer do colo do útero, não era realizado nas unidades há mais de um ano.
Comprometida com a saúde da população, a gestão da prefeita Débora Regis (União Brasil) mobilizou esforços para reorganizar as unidades e garantir o retorno desse serviço fundamental para o cuidado da mulher. O enfermeiro Eduardo Alves, da USF do Tarumã, destacou a importância da realização periódica do exame. “É essencial que as mulheres realizem o Preventivo anualmente, pois ele permite identificar precocemente o câncer do colo do útero, além de detectar outras infecções”, explicou.
![](https://i0.wp.com/acessepolitica.com.br/wp-content/uploads/2025/02/PHOTO-2025-02-11-15-56-30-1.jpg?resize=618%2C412&ssl=1)
Moradora da Itinga, Rosilene Ferreira Rios ressaltou a relevância do exame para a saúde feminina. “A prevenção é fundamental. Fazer o Preventivo ajuda no diagnóstico do câncer do colo do útero, de mama e de outras doenças. Já fiz o exame antes e, graças a Deus, não deu nada. Este ano estou retornando para realizar novamente”, afirmou.
Devido à demanda reprimida, as mulheres que precisam realizar o exame podem procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima ou entrar em contato com a agente de saúde que atende sua localidade para mais esclarecimentos.