A barreira sanitária é o local onde se começa na prática o combate ao Coronavírus, no município de Bom Jesus da Lapa ela foi instaurada 21/03 https://is.gd/PtvMhI e teve novas recomendações novas com o passar do tempo https://is.gd/Pavys9 e apresenta resultados bastante expressivos em sua trajetória até aqui.
O número de abordagens aos veículos realizados pelos funcionários Prefeitura de Bom Jesus da Lapa por meio da secretaria de Saúde do município com apoio da Policia Militar e Guarda Municipal já chegaram a expressiva marca de 6574, nelas as pessoas passam por uma triagem para que a partir daí recebam orientações sobre o que fazer.
As abordagens preventivas tem como intuito detectar casos suspeitos de Coronavírus para uma posterior investigação e monitoramento do suspeito, além do registro de todos os contatos que estavam juntos a pessoa que seja suspeita.
A Barreira Sanitária tem a dinâmica de triagem através da abordagem as pessoas a fim de aplicação de questionário e verificando se há alguém com sintoma do COVID-19, que são os sintomas gripais, como febre, gripe, tosse e problemas respiratórios.
Os viajantes provenientes de localidades com caso positivo e que não apresentarem sintomas são orientados a permanecerem em isolamento domiciliar por sete dias e caso esteja apresentando sintoma gripal por 14 dias, no qual deve preencher uma ficha individual para uma avaliação posterior e ser monitorado pela Vigilância Epidemiológica – VIEP. Nos casos de viajantes com sintoma gripal mais grave, deve se encaminhar para UPA.
O trabalho nas barreiras continuará com a finalidade de continuar protegendo a saúde da população da cidade.