No combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde iniciou fumacê nesta última segunda-feira (13), no distrito do Mandacaru e nesta terça-feira os agentes de endemias estão realizando varredura casa a casa e aplicação de perifocal. As ações serão realizadas durante esta semana e a medida tem como principal finalidade evitar que materiais domiciliares e nas ruas sirvam de criadouro para o mosquito.
Para um melhor aproveitamento do fumacê, que tem em sua composição um inseticida diluído que mata o mosquito Aedes adulto, é recomendável que os moradores deixem portas e janelas abertas durante a passagem dos agentes com o produto. As visitas em domicílio são para verificação de possíveis focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya e orientações de cuidados aos moradores.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde e Epidemiologista, Klynger Farias, as medidas adotadas só serão efetivadas se houver participação e colaboração da população. “Nós estamos com fumacê, visita dos agentes de endemias, aplicação de perifocal, orientações as pessoas para não deixar água parada, tampar bem as caixas d’água, fazer limpeza dos quintais de casas. Para que não tenhamos proliferação do mosquito às pessoas precisam cuidar melhor dos espaços domiciliares, os focos são encontrados em sua maior quantidade dentro de casa. O combate ao mosquito é uma parceria poder público e população”, destacou.
A SESAU disponibiliza um número telefônico para denúncia de possíveis focos do mosquito Aedes, com isso, a população pode acionar a visita dos agentes de endemias através do número (74) 99198 3057 o contato também é WhatsApp e funciona de segunda a sexta feira em horário comercial.