A Prefeitura de Juazeiro decretou luto oficial por três dias em razão da morte do cantor e compositor João Gilberto, que até antes de completar 18 anos, quando foi morar em Salvador, era conhecido na cidade do norte baiano como “Joãozinho de Patu”, em referência à mãe dele, dona Petronília, conhecida como Patu.
Em Juazeiro, João Gilberto cresceu numa casa no centro da cidade, onde hoje é a Secretaria Municipal de Cultura, que será palco de homenagens ao filho ilustre nos festejos do aniversário de emancipação (15 de julho). Desde 2012, a cidade tem uma estátua em homenagem ao cantor, em tamanho natural, localizada na orla, às margens do Rio São Francisco.
No dia 12, às 18h, ocorrerá na casa onde nasceu João Gilberto a exposição “João Gilberto, de Juazeiro para o Mundo”. No quarto de João serão colocadas fotografias raras e vídeos narrando sua vida e obra conforme publicou o Alô Alô Bahia.
E segundo publicação, no dia 13, na Orla 2, às 20h, perto da escultura, um show com a banda “Amadores Profissionais” vai exaltar a obra de João.