A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ampliou a quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que são referência para profilaxia contra raiva, em caso de acidentes com animais, a exemplo de cães, gatos, morcegos, micos, raposas, porco ou bovinos. Na sede do município, a vacina é aplicada em oito unidades de referência, distribuídas pelos distritos sanitários.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes, as pessoas que tiverem algum acidente com animal, como mordidas ou arranhaduras, precisam ir primeiro para a UBS onde residem.
A raiva humana é uma doença infecciosa grave que acomete a região cerebral causando uma inflamação que causa encefalite grave e sem cura. De acordo com a responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica da profilaxia antirrábica do município, Fernanda Amorim, a doença é letal. “É importante alertar que esse vírus é presente e circulante no país, então quando uma pessoa for mordida por algum mamífero deve se dirigir à unidade de saúde onde residem para ser realizada a notificação e encaminhamento para tratamento adequado”, destacou Fernanda Amorim.
As unidades de referência para a profilaxia antirrábica são: Quidé, Penha, João Paulo II, Tabuleiro, João XXIII, Dom José Rodrigues, Novo Encontro e São Geraldo.