A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, deu início, na manhã de terça-feira (4), a primeira edição da Avaliação Escolar Jequié (AEJ), que, atendendo a meta número 2, do Plano Municipal de Educação, implantou a Avaliação Externa em todas as escolas do sistema municipal.
O objetivo da Avaliação, que vai até quarta-feira, 5, é mensurar a qualidade da aprendizagem oferecida aos estudantes, bem como poder diagnosticar possíveis dificuldades enfrentadas por eles com as disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.
Os estudantes que estão participando das avaliações são das turmas do 3º, 4º, 5º, 6º, 8º e 9º ano, do ensino fundamental, juntamente com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA JUVENIL – Diurno), com provas que variam de 10 questões, para os anos iniciais, e 20 questões para os anos finais, atendendo também aos estudantes com deficiência que necessitam de provas ampliadas ou que precisem de ledor, para o caso de deficiência visual.
Para a aplicação da avaliação, a Secretaria de Educação vem contando com o apoio e a colaboração efetiva dos professores, coordenadores pedagógicos e toda a equipe técnica das unidades escolares.
“Sem dúvida alguma, o município de Jequié dá um gigantesco passo na direção da qualidade do ensino com a aplicação destas avaliações, pois com elas um novo retrato será apresentado, capaz de oportunizar uma nova e mais eficiente maneira de se pensar na educação. Com os resultados obtidos, a equipe técnica da Secretaria de Educação e todas as pessoas que estão no chão da escola, poderão desenvolver ações capazes de intensificar e melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem tão esperada por todas as pessoas que acreditam na educação.”, afirmou a secretária de Educação, a professora Graça Bispo.