Com o tema ‘Quem sintoniza com a vida, cuida do entorno’, nesta quarta-feira, dia 5, aconteceu a feira de saneamento, na Praça Rui Barbosa, promovida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), em parceria com a Prefeitura de Jequié, com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), com o Projeto Calanguinho e com a Cooperativa de Catadores Recicla Jequié (COOPERJE).
Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Agricultura Irrigação e Meio Ambiente, Juvenal Neto, o Neto da Água Já; a diretora municipal de Meio Ambiente, Maria Cruz; o coordenador do Inema, Jodilson Souza Silva; equipe técnica da Embasa; as equipes técnicas das Secretarias de Educação; Agricultura Irrigação e Meio Ambiente, Saúde e os alunos do sistema municipal de ensino.
Com uma série de atividades socioeducativas, com perspectivas de mobilização das pessoas em prol da discussão pública sobre o meio ambiente, a programação contou com estandes, apresentação teatral do Grupo Canteiro de Teatro, momentos lúdicos e aplicações de jogos com temas ecológicos.
A ação tem a finalidade de levar à sociedade a reflexão sobre os impactos do homem no planeta, tornando-o agente ativo de preservação e de valorização do meio ambiente.
“Com iniciativa da Embasa, foi buscado essas parcerias, com o objetivo de todos nós olharmos, também, para a Zona Rural, olhar para as áreas de captação de água, olhar para nossos rios, nosso riachos, nossas nascentes. O principal objetivo foi levar à população a acreditar, conhecer e se conscientizar da importância, também, do reflorestamento na Zona Rural. Reflorestamento de nascente, reflorestamento da mata ciliar; trazer as margens do rio de volta e, principalmente, a preservação dos nossos riachos, mesmo que eles sejam intermitentes. Essa parceria com a Embasa, com o Inema, é justamente para mostrar que o nosso trabalho não é apenas na Zona Urbana.”, disse a diretora de Meio Ambiente, Maria Cruz.
“Ficamos muito gratos pelo convite. Nós vamos fazendo essa parceria com a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente e com a Embasa a respeito da questão da captação de água. Existe hoje, em nossa região, muita gente captando água ilegal. Então, estamos fazendo este trabalho de conscientização. Agora, no segundo semestre, vamos sair em campo, junto com a Embasa, junto com a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, para a gente fazer esta conscientização. Às vezes, o pessoal pensa que o Inema é só fiscalizar e multar. E não, não é apenas isso. Vamos conscientizar o pessoal dessa retirada de água ilegal.”, disse o coordenador do Inema, Jodilson Souza Silva.
“Eu acho que este é um momento bastante rico. A Embasa entende que a questão ambiental é intersetorial e, por isso, ela não conseguiria sozinha realizar este evento. A parceria com a Prefeitura de Jequié é muito importante para a realização deste momento. A missão que a Embasa tem é bastante grandiosa. Ela precisa, no estado da Bahia, atingir o maior número de pessoas no acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário.”, disse a assistente social da unidade regional de Jequié, Fernanda Karina Boena Oliveira.