A Feira de Ação Social e Cidadania da Semana do bebê, promovida pela Prefeitura de Jacobina, por meio da secretaria municipal da Assistência Social em parceria com a Secretaria da Saúde, começou às 9h e foi até às 12h, na Praça Rio Branco, oferecendo atendimentos gratuitos de saúde e conhecimentos de cidadania.
O evento contou com diversas atividades especificas sobre a saúde do bebê e orientações direcionadas aos cuidados infantil, com enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, as pessoas que puderam visitar o stand, também puderam aferir a pressão, fazer teste de glicemia, hepatite, sífilis e ainda tiveram atendimento de Assessoria Jurídica, Bolsa Família, AEPETI , informações sobre a Unidade Interligada (registro de nascimento), cadastro Único e orientações sobre o Outubro Rosa feito pelo CRAM.
De acordo com a Secretária da Assistência Social e Primeira Dama, Aline Pinheiro, a semana do bebê é muito importante, pois a equipe de saúde e da assistência da ênfase maior nos cuidados com a saúde do bebê. “Nesta semana, intensificamos o atendimento e assistência nos PSFs para as crianças, se estendendo nos Centros de Referência de Assistência social (CRAS), orientando as mães sobre todos os cuidados “, disse Aline.
A Secretaria de saúde, Mariana Valois destacou sobre a inauguração da brinquedoteca no Hospital Teixeira Sobrinho, também nessa semana do bebê sendo de extrema importância nos direitos da primeira infância. “A Semana do Bebê traz a importância do brincar como um direito humano, que não deve ser visto como algo secundário. É brincando que as crianças descobrem o mundo, despertam a criatividade, estabelecem relações afetivas e de autoconfiança, além de fortalecerem habilidades físicas, sociais, cognitivas e emocionais”, afirma.
Além dos atendimentos gratuitos de saúde e assistência social, as gestantes e mães que compareceram ao evento, puderam receber kits bebe, e ainda conheceram mais sobre as associações de clubes como o Rotary e o Lions que tem o objetivo de prestar serviços humanitários.