Durante três dias, milhares de pessoas lotaram as dependências do Ginásio de Esportes Herval Soledade, para ver os estudantes do Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Anos Finais disputarem, em quadra, a 2ª Edição dos Jogos Estudantis da Primavera. Educandos de 11 escolas participaram das atividades na modalidade futsal, mostrando seu melhor nas categorias masculino e feminino.
Ao todo, foram 51 jogos com 31 equipes competindo manhã, tarde e noite. O confronto final foi decidido nos pênaltis entre as escolas municipais de Sambaituba e Princesa Isabel, na última sexta-feira (8). Escola da Princesa Isabel levou a melhor e sagrou-se campeã. A competição atraiu torcidas acaloradas com instrumentos de percussão. A cada lance uma emoção.
A iniciativa fomentou a prática esportiva, as partidas deram ritmo ao clima desportivo no local. Na avaliação da secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Eliane Oliveira, os dias de Jogos Estudantis da Primavera, foram de aprendizado e muito respeito. “Oportunidade de se divertir e se relacionar, mas, acima de tudo, estes jovens tiveram aulas de cidadania, companheirismo e interação”.
Para a diretora da escola vencedora, Lucineide Santos, a vitória foi importante para a autoestima dos jovens. “Por ser uma escola da periferia, o esporte acaba ajudando em situações de risco. Com muita dificuldade, conciliam trabalho e escola a noite”, relatou.
Organização
A realização dos jogos contou com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros Civis e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que enviou equipe e uma ambulância do SAMU192. A arbitragem ficou por conta do árbitro da Federação Baiana de Futebol (FBF), Marcelino Belmonte.