sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Ilhéus promove seminário para debater questões relacionadas à Educação do Campo
sexta-feira 21 de outubro de 2022 às 16:52h

Prefeitura de Ilhéus promove seminário para debater questões relacionadas à Educação do Campo

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Para debater e refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove o Seminário da Educação do Campo 2022.  Sob o tema “Práticas pedagógicas: ampliando a diversidade de olhares sobre os povos do campo”, o projeto é voltado para os profissionais da rede municipal de ensino.

A abertura aconteceu nesta quarta-feira (19), no auditório do Centro Administrativo da Conquista e contou com a presença de autoridades, coordenadores e professores. A ação tem o objetivo de ampliar a visibilidade e discutir métodos específicos, buscando a consolidação das políticas públicas para escolas que ficam localizadas em regiões rurais de Ilhéus.

Nos dias 20 e 21, o Seminário acontece nas unidades pré-selecionadas. Joselito Alves, coordenador das escolas do campo, destacou a importância da iniciativa.

“O seminário visa debater a importância da educação básica, além de ofertar a formação continuada desses professores da rede municipal de ensino. Ilhéus é uma das cidades mais avançadas nesse setor, tendo uma diretriz curricular própria para educação do campo, além de conter o Documento Curricular Referencial [DCRI]”.

Para a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, o processo de escuta nas escolas traz inúmeros benefícios. “Eu não posso preparar um planejamento anual sem ouvir o que o campo quer. Então, nós reformulamos as estruturas e trouxemos projetos, como por exemplo, o projeto da Positivo Tecnologia que levou internet para todas as escolas da zona rural, além de entregar mais de dois mil netbooks para os nossos alunos do campo. Nós montamos o seminário do deste ano com a perspectiva de ouvir, entender e fazer a diferença, para que a aprendizagem do campo seja tão eficaz quanto a da zona urbana”, salientou.

A supervisora educacional, Daniela Calixto, frisou que a troca de experiência do seminário permite à Secretaria de Educação ampliar o olhar para o profissional e os alunos da zona rural.

“O seminário objetiva a troca de experiências entre os profissionais do campo, conhecendo as realidades através dos próprios profissionais que lá atuam. Este ano temos uma formatação diferenciada, que vai levar todos os profissionais a conhecer a rotina de algumas escolas, fazendo com que todos nós possamos pensar políticas públicas para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino”.

As palestram ficaram por conta da professora doutora Gilvânia Nascimento, do professor mestre Pascoal João e da professora doutora Cândida Maria Santos Daltro Alves. Em parceria com a Positivo Tecnologia, a Prefeitura desenvolveu o Projeto Educação 4.0.

A iniciativa nasceu da necessidade de ampliar o acesso dos estudantes às tecnologias e aos Recursos Educacionais Digitais (REDs) em comunidades com baixo ou nenhum acesso à Internet. De acordo com a Seduc, a ação visa implementar práticas inovadoras de alfabetização e letramento, mediadas por tecnologia na rede municipal de ensino.

Até o momento, já foram distribuídas mais de 2.500 unidades de netbooks para alunos e professores. Por meio do projeto foi possível contemplar 25 escolas, sendo 11 do campo e 14 localizadas na zona urbana, que apresentam escassez de equipamentos tecnológicos.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!