Para debater e refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove o Seminário da Educação do Campo 2022. Sob o tema “Práticas pedagógicas: ampliando a diversidade de olhares sobre os povos do campo”, o projeto é voltado para os profissionais da rede municipal de ensino.
A abertura aconteceu nesta quarta-feira (19), no auditório do Centro Administrativo da Conquista e contou com a presença de autoridades, coordenadores e professores. A ação tem o objetivo de ampliar a visibilidade e discutir métodos específicos, buscando a consolidação das políticas públicas para escolas que ficam localizadas em regiões rurais de Ilhéus.
Nos dias 20 e 21, o Seminário acontece nas unidades pré-selecionadas. Joselito Alves, coordenador das escolas do campo, destacou a importância da iniciativa.
“O seminário visa debater a importância da educação básica, além de ofertar a formação continuada desses professores da rede municipal de ensino. Ilhéus é uma das cidades mais avançadas nesse setor, tendo uma diretriz curricular própria para educação do campo, além de conter o Documento Curricular Referencial [DCRI]”.
Para a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, o processo de escuta nas escolas traz inúmeros benefícios. “Eu não posso preparar um planejamento anual sem ouvir o que o campo quer. Então, nós reformulamos as estruturas e trouxemos projetos, como por exemplo, o projeto da Positivo Tecnologia que levou internet para todas as escolas da zona rural, além de entregar mais de dois mil netbooks para os nossos alunos do campo. Nós montamos o seminário do deste ano com a perspectiva de ouvir, entender e fazer a diferença, para que a aprendizagem do campo seja tão eficaz quanto a da zona urbana”, salientou.
A supervisora educacional, Daniela Calixto, frisou que a troca de experiência do seminário permite à Secretaria de Educação ampliar o olhar para o profissional e os alunos da zona rural.
“O seminário objetiva a troca de experiências entre os profissionais do campo, conhecendo as realidades através dos próprios profissionais que lá atuam. Este ano temos uma formatação diferenciada, que vai levar todos os profissionais a conhecer a rotina de algumas escolas, fazendo com que todos nós possamos pensar políticas públicas para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino”.
As palestram ficaram por conta da professora doutora Gilvânia Nascimento, do professor mestre Pascoal João e da professora doutora Cândida Maria Santos Daltro Alves. Em parceria com a Positivo Tecnologia, a Prefeitura desenvolveu o Projeto Educação 4.0.
A iniciativa nasceu da necessidade de ampliar o acesso dos estudantes às tecnologias e aos Recursos Educacionais Digitais (REDs) em comunidades com baixo ou nenhum acesso à Internet. De acordo com a Seduc, a ação visa implementar práticas inovadoras de alfabetização e letramento, mediadas por tecnologia na rede municipal de ensino.
Até o momento, já foram distribuídas mais de 2.500 unidades de netbooks para alunos e professores. Por meio do projeto foi possível contemplar 25 escolas, sendo 11 do campo e 14 localizadas na zona urbana, que apresentam escassez de equipamentos tecnológicos.