A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), disponibilizou um canal de atendimento para a comunidade tirar dúvidas sobre a antecipação das parcelas referentes ao Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas). O serviço de informação funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, através do WhatsApp: (73) 98205-9163.
A decisão publicada em uma portaria conjunta do Ministério da Cidadania e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) visa garantir a renda dos idosos ou pessoas com deficiência em situação de extrema vulnerabilidade social durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A medida antecipa por três meses parcelas de R$ 600,00 para as pessoas que fizeram o requerimento, mas cujo pedido está pendente de análise no INSS. De acordo com a SDS, o valor da antecipação de parte do BPC já está disponível para saque e terá duração até 2 de julho próximo.
Os requerentes devem preencher os requisitos normais para acesso ao BPC. São eles:
– Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
-Possuir CPF (o requerente e todos os membros da família devem ter o CPF registrado no CadÚnico);
– Compor grupo familiar com renda por pessoa de até ¼ de salário mínimo (R$ 261,25).
Para saber qual a agência bancária disponível para saque do benefício e obter mais informações, o requerente também pode acessar o aplicativo “Meu INSS”, no celular ou pela internet ou ligar gratuitamente de um telefone fixo para a Central 135. As agências do INSS estão com atendimento presencial suspenso devido à pandemia.