Pequenos produtores rurais e representantes de entidades socioassistenciais são beneficiados semanalmente por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa coordenada pela Prefeitura de Ilhéus que incentiva agricultores e cooperativas, gerando renda, além de manter o auxílio às pessoas com insegurança alimentar e nutricional durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
Os produtores fornecem os alimentos e a Prefeitura se encarrega de entregar diretamente às instituições certificadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social. “Esse convênio fortalece a agricultura familiar e garante a comercialização dos produtos, destinados à mesa das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
Nesta semana, o Município adquiriu os produtos oriundos do trabalho de 51 agricultores familiares, beneficiando 12 entidades da rede socioassistencial da cidade, com a distribuição de 9.713 quilos de alimentos nas comunidades de Rio do Engenho, Maria Jape, Búzios, Cururutinga, Santo Antônio, Sapucaeira, Acuípe, PA Frei Vantuy e Aldeia Tamandaré.
O Programa de Aquisição de Alimentos é operado pela Superintendência de Agricultura e Pesca (Suap), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), com recursos do Ministério da Cidadania.