A Prefeitura de Ibicaraí, por meio da secretaria de Assistência Social e através do Centro de Assistências as Associações e Cooperativas de Ibicaraí, (CAACI), por meio do Convênio de Cooperação Técnica entre a gestão municipal e a Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC/PROEX, realizou na última semana o curso “Desenvolvimento Econômico sustentável local com foco nas Organizações Sociais”.
O Curso teve como palestrante o professor Doutor José Bonfim, economista da UESC onde, focou a importância de se agrupar para a realização de um bem comum, a real situação da região e o seu potencial produtivo. O mesmo focou na importância do poder público para o incentivo das associações, no sentido de que possa o município ter um melhor desenvolvimento social e sustentável. Ressaltou também “que as organizações que tem por finalidade a promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, defesa de interesse de classe, filantrópicas, além da finalidade econômica”.
Esse evento também contou com a participação das Associações dos Catadores de Materiais Recicláveis e Agentes ambientais, Associação de Resgate de Animais e Proteção da Vida de Animais de Rua, Associação de Pessoas com Deficiência e Amigos, Associação Amigos Solidários da Saloméia e a Associação de Moradores e Amigos da Vila Santa Isabel. Também estava presente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibicaraí, representada pelo Dr. Valdivan Barros, que em sua fala enfatizou o seguinte: “ Somos de uma região agrícola e temos clima e solo muito bom para produzir e temos que fortalecer esse lado, para que possamos dar uma melhor eficiência em nossa economia”.
Estiveram presentes também os Secretários de Cultura, Esporte e Lazer Lucas Cardoso e a Secretária de Administração Kalina Vita, onde ambos realçaram a importância do curso e mostrando o quanto devemos estar unidos, para o crescimento de nossa cidade.
No final do curso, todas as associações forma unânimes em frisar a importância daquele evento, focando no fortalecimento do Capital Social, para um bem maior, em prol de todos.