Em anuncio que foi ao ar nas emissoras de rádio de Guanambi de forma simultânea e também transmitido pelas redes sociais, a secretária de Saúde de Guanambi, Roberta Mota, anunciou no início da noite desta quarta-feira (24), que para conter o avanço da Covid-19 na cidade, o prefeito Nilo Coelho (DEM) vai implantar fechamento total de atividades (lockdown) no município durante dez dias, a partir desta próxima segunda-feira, dia 1º de março.
O anúncio foi feito diante do colapso da rede de leitos clínicos e de semi-intensivo do Pronto Atendimento (PA Covid) e Hospital Municipal, além da rede de UTI de Vitória da Conquista, unidade de referência para a região sudoeste. Somente atividades consideradas de extrema necessidade poderão funcionar.
O comunicado foi realizado após reunião da secretária com todos os secretários municipais e o prefeito Nilo Coelho, e foi feito com antecedência para que os setores econômicos e toda sociedade se preparem para a medida.
No Boletim desta quarta-feira (24), foram registrados 23 óbitos, 17 pacientes internados, 170 casos ativos, 156 aguardam resultado e 52 positivados nas últimas 24 horas. O Hospital Municipal e a UTI de Vitória da Conquista estão com 100% de ocupação, UTI´s de Salvador estão com 84% e o PA Covid de Guanambi com mais da metade de sua capacidade ocupada.
“Esta é uma medida dura, que nenhum governante quer tomar, sacrifica a todos, mas não quero me deparar com a condição de não ter leito para internar um guanambiense, não sou o primeiro a tomar esta medida e diante a gravidade que estamos vivendo, outras cidades também tomarão”, disse o prefeito durante reunião com secretários.
Ações da Prefeitura de Guanambi
A prefeitura de Guanambi mais que dobrou os leitos do PA Covid e Hospital Municipal, está com equipes educativas nas ruas, feiras e distritos, triplicou a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária, está com campanha educativa e de alerta nas rádios locais, isolou quadras e espaços públicos, está com uma ampla ação de desinfecção de espaços públicos e unidade de saúde, articulou junto ao Governo do Estado para abrir leitos de UTI e semi-intensiva na Unacon em Caetité. “Não estamos fugindo à nossa obrigação, seguimos fazendo o que está ao nosso alcance”, conclui o prefeito.