A partir desta sexta-feira (5) a cidade de Fortaleza vai entrar em lockdown. Assim, fica proibido o funcionamento de comércio e serviços não essenciais. A medida, que vale até 18 de março, foi anunciada na noite desta quarta (3) pelo governador do Ceará, Camilo Santana, (PT) e o prefeito José Sarto (PDT). O decreto que detalha as regras do lockdown foi publicado nesta quinta (4), no Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com o texto, fica suspenso o funcionamento de “shoppings, galeria/centro comercial e estabelecimentos congêneres, exceto quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior dos referidos estabelecimentos”.
Os estabelecimentos das praças de alimentação de shoppings poderão funcionar na modalidade delivery, já que se encaixam na categoria “comércio de bens e serviços”.
“Durante a suspensão de atividades, o comércio de bens e serviços poderá funcionar por meio de serviços de entrega, inclusive por aplicativo, vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes nas dependências do estabelecimento”, diz o decreto. As lojas também poderão vender online na modalidade delivery.