Barreiras sanitárias foram montadas neste último sábado (6) em bairros de Feira de Santana onde registraram maiores números de casos confirmados do novo coronavírus conforme reporgtagem do Acorda Cidade. A ação foi realizada pela Prefeitura do município com apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
De acordo com a coordenadora do Cerest, Verena Liberal, as barreiras sanitárias pararam os moradores para saber se eles estavam apresentando algum sintoma ou tiveram contato com alguém positivo para a covid-19, na tentativa de identificar possíveis suspeitos positivados para a covid-19.
“Realizamos uma triagem inicial para a identificação de alguns sintomas e em seguida, caso essas pessoas apresentem algum sintoma específico, realizamos o teste rápido que é simples, com a coleta de uma amostra de sangue. O resultado sai com aproximadamente 20 minutos. A depender do resultado, a gente faz as orientações necessárias como o uso de máscaras e importância da higienização, caso seja positivo a gente toma as medidas cabíveis de acordo com a vigilância epidemiológica”, explicou.
A Superintendência Municipal de Transito (SMT) também participou da barreira sanitária. A agente de trânsito Iara Alves, destacou que inicialmente o trabalho é educativo e de prevenção, sem o impedimento da circulação na entrada dos bairros.