O controle ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – agora é garantido com o inseticida Cielo. Produto é mais eficaz, uma vez que quebra a resistência do mosquito, interrompendo a cadeia de transmissão.
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, adotou o novo inseticida obedecendo determinação do Ministério da Saúde. Este produto além de ficar mais tempo no ar – são três horas – não apresenta cheiro, portanto, não irrita a mucosa.
O coordenador do Centro Municipal de Endemias, Edilson Matos, destaca que o controle do Aedes é feito através de bloqueios de UBV (Ultra Baixo Volume), como é chamada a bomba costal motorizada.
“Desde que foi inserido o bloqueio de UBV, esta é a melhor forma de interromper a cadeia de transmissão das arboviroses”, afirma. Atualmente, a Vigilância Epidemiológica não está trabalhando com o carro fumacê, visto que “o índice de notificações de arboviroses caiu no município”.