A 1ª Audiência Pública do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e do Plano Urbanístico do Distrito Aeroportuário (PDAP) foi realizada no último sábado (14), no Auditório do Polo de Educação Permanente – Centro Municipal de Atenção Especializada (CEMAE).
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Fundação Escola Politécnica (FEP), apresentou os estudos de diagnóstico e cenários do PDDU/PDAP e abriu espaço para a população discutir questões relativas ao planejamento urbano do município, que vai auxiliar na elaboração dos planos. Mobilidade urbana, acessibilidade, sustentabilidade econômica e recuperação ambiental foram os assuntos mais debatidos.
“É muito importante para gente se sentir participativo de verdade porque já foram feitos outros Planos Diretores Urbanos, mas a gente não participou, e nesse, desde o início, a gente está conseguindo participar de forma ativa, apontando as localidades e as necessidades”, comentou a representante dos Movimentos Sociais, Josiane Santos.
Para o representante dos Trabalhadores, Luciano Almeida, o momento foi de soma: “A gente não pode lembrar de partido, de quem está no comando, mas sim lembrar que estes planos vêm trazer benefícios para a população de Vitória da Conquista”.
As audiências públicas atendem às diretrizes da política urbana, especialmente quanto aos espaços de construção participativa do PPDU e do PDAP. Outros espaços de construção dos planos são o Grupo de Trabalho e Acompanhamento (GTA) e as Oficinas de Leitura Coletiva do Território;
“A comunidade participa desde o início dos planos e agora podem ajudar a analisar e influenciar as diretrizes que serão implantadas para que a gente tenha uma cidade bem melhor em 2040”, declarou o representante da Prefeitura, secretário de Infraestrutura Urbano José AntônioVieira, durante a abertura do evento.
Também fizeram parte da mesa os seguintes representantes: da Câmara de Vereadores, ValdemirDias; doCorpo de Bombeiros, subtenenteCincinato José Júnior;das ONGs,Helena Paula Moraes; dos Empresários, Daniel Marques; das Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa.
Outra audiência pública está prevista para o próximo mês a fim de que os planos sejam concluídos e aprovados pela sociedade. Depois disso, os documentos são enviados para a Câmara de Vereadores para aprovação.