sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Cara de Rã Produções
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Conceição do Almeida cancela festejos de São João
quinta-feira 19 de março de 2020 às 17:00h

Prefeitura de Conceição do Almeida cancela festejos de São João

NOTÍCIAS


A Bahia já teve o seu primeiro São João cancelado por causa do coronavírus. Trata-se do município de Conceição do Almeida, no Recôncavo da Bahia, que achou mais prudente não realizar a festa. A informação foi divulgada na quarta-feira (18) pela prefeitura local, que já havia suspendido as aulas por 15 dias, com previsão de prorrogação.

Em comunicado nas redes sociais, a Prefeitura de Conceição do Almeida declarou que “todos os esforços e recursos são para garantir a saúde e o bem-estar de todos. As equipes de saúde estão recebendo capacitação contínua e seguirão a postos para atender adequadamente a população”.

Em entrevista a uma rádio local, o prefeito Adailton Campos Sobral (PSD) disse que a gestão municipal optou pelo cancelamento porque “haverá queda de receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por parte do Governo Federal”.

“Se o país parou de produzir, automaticamente a receita cai. Nós vivemos de FPM e ele deve cair de 40% a 50%. Hoje já trabalhamos no limite. É uma decisão que não é fácil, de dois dias pra cá tenho sofrido muito por conta disso”, declarou o gestor, que “acha difícil alguma cidade da região conseguir fazer o São João com essa crise”.

Na Bahia, a suspensão, que começou a valer na terça-feira (17), atinge os seguintes Parques Nacional: Histórico do Monte Pascoal, Marinho de Abrolhos, da Chapada Diamantina (BA), do Descobrimento, do Monte Pascoal, do Pau Brasil e Grande Sertão Veredas, que abrange também áreas de Minas Gerais.

A medida atende as orientações do Ministério da Saúde e visa contribuir para a segurança da população neste momento em que é necessário evitar aglomerações, informou o ICMBio.

De acordo com o órgão federal, o turista que tiver comprado ingresso para algum atrativo em parque nacional deverá solicitar o cancelamento dos bilhetes, compra dos serviços e reembolso diretamente à concessionária que atua prestando essas atividades.

O Parque Nacional do Pau Brasil, em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, é o único do estado que é administrado por concessionária, que no caso é a BR Parques, com quem o CORREIO tentou contato nesta quarta-feira, mas no local só havia o vigilante. De acordo com o ICMBio, todos os concessionários já foram comunicados da suspensão.

Prefeituras de cidades da Chapada também publicaram decretos com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19. Em Lençóis, portal de entrada da Chapada, o decreto publicado nesta quarta suspende aulas da rede pública e particular por 15 dias e eventos autorizados pela gestão municipal por 30 dias.

A Prefeitura de Mucugê também suspendeu as aulas por 15 dias, além de mandar fechar por igual período o Parque Municipal do Projeto Sempre-Viva. Eventos foram cancelados até 30 de abril e foi recomendado que se evite aglomerações em locais fechados, feiras livres, bares, restaurantes, pousadas, hotéis e academias.

Seguindo outras prefeituras do estado, a do município de Itaparica decidiu, por meio de decreto publicado nesta terça, suspender as aulas da rede pública e particular por 10 dias, além de proibir eventos com mais de 50 pessoas. Determinou ainda que bares e restaurantes funcionem com as mesas com dois metros de distância entre si.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!