“Educação Integral, Escola Viva”, esse foi o tema do Encontro Pedagógico 2020, um espaço de reflexão, formação e socialização para os responsáveis pela educação municipal. O evento aconteceu na segunda-feira (3), no CEPE-Catu e marcou o início do ano letivo no município, reunindo professores, coordenadores, diretores, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e educadores da rede estadual.
Na abertura o grupo soteropolitano “Na Rédea Curta” arrancou gargalhadas da plateia com a performance dos personagens Mainha e Júnior – interpretados por Sulivã Bispo e Thiago Almasy – retratando o cotidiano e comportamento de mãe e filho na periferia de Salvador.
A secretária de educação e cultura, Ana Teixeira, agradeceu aos professores presentes por todos os anos de dedicação à educação em Catu e a falou sobre qualidade das instalações das unidades escolares. “O padrão das escolas construídas e reconstruídas no governo Gera é altíssimo, vocês sabem o quanto avançamos e temos avançado no ensino em Catu, tenho muito orgulho de tudo o que conquistamos aqui e agradeço a vocês por cumprirem papel fundamental em tudo isso”, declarou a secretária.
O prefeito Gera Requião falou sobre a vontade de continuar mudando o município até o final do mandato e reafirmou o compromisso de tratar a educação como prioridade. “Apesar da crise com a Petrobrás, a Educação cresceu, peço a Deus que eu possa pôr em prática cada vez mais os interesses do município, em especial àquele que nós abraçamos desde o começo, que foi a qualidade do ensino público municipal. O futuro dos nossos filhos, dos nossos netos está nas mãos de vocês”, disse Gera, referindo-se aos educadores.
O evento contou também com a palestra “Educação e Democracia” do professor Dr. Naomar de Almeida Filho, titular do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e PhD em epidemiologia. O docente apresentou breve biografia do educador Anísio Teixeira, relacionando sua obra e legado com a de Paulo Freire.
Segundo o professor “a educação integral para Anísio é a educação interdisciplinar, que relaciona o ensino técnico, cultura e arte, para a formação plena do sujeito. É de fundamental importância que a educação integral seja oferecida nos ensinos fundamental e médio”.
O tema norteador do ano letivo “Educação Integral, Escola Viva”, faz valer os princípios de Anísio Teixeira quando disponibiliza aos estudantes o acesso à interdisciplinaridade, através de ações e eventos nas escolas que estimulam o pensamento democrático, aberto, respeitando as diferenças e integrando a cultura.