quarta-feira 15 de janeiro de 2025
Foto: Secom/PMC
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Catu realiza encontro com treinamento anual das merendeiros escolares
quarta-feira 4 de março de 2020 às 17:56h

Prefeitura de Catu realiza encontro com treinamento anual das merendeiros escolares

NOTÍCIAS


A primeira formação anual da equipe composta por 41 merendeiros escolares do município de Catu aconteceu no dia 20 de fevereiro, na Sala de Formação da Secretaria de Educação e Cultura. O objetivo foi chamar atenção dos profissionais acerca da importância de seu trabalho no processo de aprendizagem dos mais de 6 mil estudantes da rede.

O caminho traçado para chegar ao preparo e em seguida ao prato do aluno exige empenho e cuidado de uma ampla equipe de profissionais. Para isso, a Central de Alimentação Escolar faz o elo com as escolas. O alimento que provém de contratos com fornecedores ou da agricultura familiar é recebido e distribuído pela Central de Alimentação que, a cada 20 dias, abastece as unidades com uma variada lista de itens alimentícios.

Os cuidados começam com o acondicionamento e seguem durante a manipulação dos alimentos, até alcançar a aprovação do prato pelo aluno. Após o recebimento dos itens, os merendeiros colocam em prática o que aprenderam durante a formação. Segundo as nutricionistas Patrícia Campos e Juliana Borges o principal objetivo das formações é conquistar o aluno atendido por meio de cuidados e estratégias na preparação dos alimentos.

Os cardápios previamente elaborados pelas nutricionistas permitem adaptações, respeitando as peculiaridades locais, e fazendo uso dos itens provenientes da agricultura familiar. As merendeiras e merendeiros usam a criatividade e capricham no preparo da merenda escolar. “Nem sempre o aluno aceita bem o alimento. Isso ocorre às vezes porque eles estão acostumados a alimentos industrializados” relatou a merendeira Naila Costa, locada na unidade Francisco Xavier.

“Mas, a comida fresquinha, feita com tanto cuidado e carinho acaba conquistando mais um e depois outro, e assim nesse processo de formiguinha vamos, também, conscientizando o aluno quanto a importância de uma alimentação mais saudável”, declarou Leildo Jesus, merendeiro na escola Raimundo Mata.

A secretária de Educação e Cultura, Ana Teixeira, esteve presente na formação e fez questão de destacar a importância do trabalho da equipe de merendeiros, reforçando que o trabalho deles impacta diretamente nos resultados pedagógicos, no rendimento escolar do aluno.

Veja também

Câmara cogita usar decisão do STF para ampliar número de deputados para 531

A Câmara dos Deputados cogita aproveitar uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!