Em reunião na última quinta-feira (28), na Secretaria de Saúde de Catu, a secretária da pasta, Laína Passos, a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Josiele Rabelo, e os profissionais que integram as equipes de Vigilância em Saúde de Catu, discutiram propostas para um Plano de Ação Municipal de prevenção e combate ao novo Coronavírus.
Foram definidas estratégias, como a distribuição de material gráfico informativo sobre a doença, medidas de prevenção e fluxograma de atendimento aos pacientes com sintomatologia clássica. “Estamos atentos e preparados para possíveis casos da doença em Catu”, declarou a secretária.
Em breve, será amplamente divulgada e disponibilizada a Nota Técnica Municipal e demais materiais que já estão em processo de confecção.
Cuidados e prevenção
O novo Coronavírus começou a circular no final de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, os infectados apresentaram sintomas clássicos de resfriados e gripes como tosse, febre e dificuldade para respirar. No Brasil, o primeiro caso confirmado do COVID-19, doença causada pelo vírus, aconteceu na última terça-feira, 25, em São Paulo.
O vírus se espalha quando um ser humano saudável entra em contato com gotículas infectadas de um ser humano doente, isso pode acontecer através de espirros, tosse ou objetos contaminados. É importante evitar multidões, porque não se sabe quem está doente, lavar sempre as mãos ou usar géis antissépticos logo após tocar em objetos como maçanetas, corrimões, botões de elevador, etc.
Se você esteve fora do país, em áreas de incidência da doença, e apresenta alguns dos sintomas acima, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para realizar exames e ser encaminhado ao tratamento adequado.