O clima úmido, com chuva e calor, é ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além de se prevenir contra o novo coronavírus, a população catuense também deve resgatar e manter a vigilância contra outros três vírus perigosos, os vírus da dengue, zika e chicungunya, cujo vetor, o mosquito Aedes aegypti não é invisível e pode ser combatido com medidas preventivas simples, especialmente, neste período chuvoso e de distanciamento e isolamento social.
Nesta última sexta-feira (29), foi realizado em treinamento para fortalecer as ações de combate ao mosquito para que os profissionais da Prefeitura de Catu possam reforçar os trabalhos de campo no Mutirão de Combate programado na próxima semana. A atuação é composta pela Secretaria de Saúde, através dos Agentes de Endemias, Secretaria de Serviços Públicos e SP Soluções.
Entre outras recomendações, os agentes, não devem realizar a visita domiciliar caso o responsável pelo imóvel, no momento da atividade, tenha idade superior a 60 anos e também não devem realizar atividades no intradomicílio, limitando-se apenas na área peridomiciliar (frente, lados e fundo do quintal ou terreno).
“Eles estão recebendo todas as instruções necessárias e formação para trabalharem no combate. É importante que possamos mostrar todas as estratégias contra este vetor de doenças , bem como toda a logística, para que eles possam se dirigir aos bairros e identificar possíveis focos e eliminar a proliferação.”, afirmou a secretária de Saúde, Laína Passos.
O inseto se prolifera através de recipientes com água parada. Manter a caixa d’água, tonéis e barris de água bem fechados; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada; não deixar água acumulada sobre a laje, manter garrafas com boca virada para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; proteger ralos sem tampa com telas finas, encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda e lavá-los uma vez por semana são algumas das medidas que devem ser adotadas pelas pessoas para evitar a proliferação do Aedes aegypti não apenas neste momento de isolamento social, mas o tempo inteiro.