A Prefeitura de Candeias conta com servidores de diversas áreas como cultura, educação, nas ações de fiscalização durante os 11 dias de vigência do toque de recolher, que segue até o dia 31 de maio. A decisão, publicada no Decreto nº 050/2020, considerou, principalmente, os números crescentes de pessoas contaminadas pelo coronavírus no município. Os 92 servidores participaram de uma reunião com os secretários da Secretaria da Juventude (Sejuv), Robert Costa, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplandur), Robson Santana e da Secretaria do Meio Ambiente (Seman), Tony Gladson, para serem orientados e esclarecidos em relação às ações. A importância do uso dos crachás e coletes para identificação, o modo de orientação e abordagem foram um dos temas discutidos.
Na oportunidade, os horários e lugares mais difíceis de atuar foram pontuados pelos servidores. Para eles, o turno mais intenso é o da manhã, por causa do comércio. Os secretários esclareceram que a disponibilização dos policiais militares pelo major Washington Eurico, tem o objetivo de apoiar as operações em vários pontos, juntos aos fiscais. Cada equipe conta com dois policiais nos locais de atuação.
Durante o diálogo, foi destacada ainda a importância da uniformidade no cuidado e na abordagem. “Temos que nos aproximar para conscientizar a população sobre a importância do isolamento social neste momento difícil. Porém, precisamos agir de uma forma segura para vocês e para as pessoas”, disse Costa.
Comércios Fechados
Enquanto perdurar o toque de recolher, só é permitido o deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, sendo permitido neste período o serviço de delivery de medicamentos. Os moradores podem circular na cidade desde que fique comprovada a urgência ou emergência do deslocamento. Caso contrário, o cidadão pode ser autuado e, em caso de resistência ao decreto, ser conduzido até uma unidade policial.
São permitidos ainda o deslocamento de servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuem nas unidades públicas ou privadas de saúde, além das estruturas das forças policiais e de segurança pública e patrimonial. Além disso, são permitidos o funcionamento dos postos de combustíveis, e dos serviços de delivery de alimentos, com a garantia por parte dos empregadores do transporte dos colaboradores em direção a suas casas, ao final do serviço.
Nestes dias também fica proibida a realização de atividades esportivas tipo caminhada, corridas, exercícios, nas calçadas, praças, e área de uso comum dos condomínios e loteamentos residenciais, além de festas e reuniões nos salões e áreas de convivência de condomínios e loteamentos residenciais do município.