As comemorações de fim de ano para a população carente da cidade será diferente este ano. É que a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), vai garantir a cesta de Natal à população cadastrada nos programas sociais Bolsa Família, além dos demais executados no município.
A intenção da Sedes é alegrar as comemorações de fim de ano, proporcionar uma ceia natalina mais farta e digna à população, além de dar continuidade aos trabalhos de segurança alimentar e nutricional desenvolvidos pela pasta.
Para melhor atender aos beneficiários, um esquema especial será montado para a retirada dos cupons e das cestas, propriamente ditas. A ação ocorrerá de forma descentralizada, dividida em duas etapas, em pontos fixos e itinerantes distribuídos pela cidade. A população contará com duas formas para identificar o seu local para retirada do cupom que dá direito a cesta: uma online, clicando neste link ou no banner localizado no site da prefeitura (www.camacari.ba.gov.br); outro mecanismo é através das listas disponibilizadas nas unidades de atendimento dos beneficiários, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Nos cartazes vão constar os pontos de atendimentos e os bairros atendidos por cada um.
De acordo com o prefeito Elinaldo Araújo, a administração municipal está fazendo todos os esforços para garantir, sobretudo, os direitos básicos à população mais carente do município. “A entrega da cesta de Natal vem pra somar com as demais ações socioassistenciais executadas em nosso município. Em tempos difíceis, com a população desempregada, garantir esse benefício é tornar o Natal das famílias camaçarienses mais feliz”, salientou o chefe do Executivo.
Para a secretária da Sedes, Andréa Montenegro, a entrega das cestas de Natal coroa o fim de um ano de trabalho árduo e incansável por parte dela e da sua equipe. Ela destacou ainda a sensibilidade do prefeito Elinaldo, que lhe deu total autonomia para implantar e executar as ações socioassistenciais. “Nada disso seria possível se não tivéssemos nos empenhado em percorrer os quatro cantos da cidade para entender e conhecer de perto a necessidade das pessoas que vivem em vulnerabilidade social”, ressaltou a titular da pasta.
Etapas da ação
Dividido em duas etapas, o esquema tem início dia 12 de dezembro, com a entrega dos cupons, que segue até o dia 18/12, incluindo o sábado (14/12) e o domingo (15/12). Para melhor atender aos beneficiários no momento da retirada, serão disponibilizados 20 pontos fixos, sendo 11 na sede e nove na Costa de Camaçari, além de nove pontos itinerantes. O atendimento acontecerá das 8h às 16h.
A segunda etapa, que é a entrega das cestas de Natal, será dia 21/12, na sede, e dia 22/12, na Costa do município. Para tanto, serão disponibilizados 30 pontos fixos, destes 17 na sede e 13 na Costa, além dos nove pontos itinerantes. O processo ocorrerá das 8h às 15h.
As listas com os locais dos pontos de entrega dos cupons e de retirada das cestas podem ser conferidos aqui. Além disso, a Sedes irá afixar essas informações nas unidades de atendimento dos beneficiários e em locais estratégicos distribuídos pela cidade.
Público beneficiado
A entrega das cestas de Natal beneficiará aproximadamente 30 mil famílias. Entre o público alvo estão beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF); contemplados com o programa municipal de transferência de renda, o Bolsa Social; idosos e deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); inscritos no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver); matriculados na Casa da Criança e do Adolescente; jovens do Programa Ser Mais Aprendiz; famílias acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); além de mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).