A prefeitura de Barreiras, maior cidade do oeste baiano, anunciou que o carnaval no principal circuito da folia local não vai acontecer em 2024. A medida foi adotada, de acordo com a gestão, para garantir o pagamento dos salários dos servidores e o andamento de obras públicas.
A decisão foi divulgada após uma reunião entre o prefeito Zito Barbosa e o secretariado, realizada na sexta-feira (15). Segundo o gestor, a escassez de recursos, a queda de arrecadação e redução de repasses fizeram com que o poder púbico mudasse os rumos da organização do Barreiras Folia, que será promovido de 9 a 13 de fevereiro do ano que vem.
Em 2024, os trios elétricos com grandes atrações não vão desfilar pelo circuito mais tradicional, o Aguinaldo Pereira. Apesar disso, moradores e visitantes de Barreiras vão poder curtir o carnaval no circuito Zé de Hermes, no Centro Histórico da cidade, onde tradicionalmente acontece uma programação cultural no período carnavalesco, com marchinhas e charangas.
Para 2024, a prefeitura promete ampliar a grade de atrações e a estrutura para os foliões que vão curtir no circuito alternativo, “fortalecendo a cultura e trazendo vitalidade ao Centro Histórico”.
Confira a nota emitida pela prefeitura de Barreiras:
“Diante dos grandes desafios enfrentados por todos os municípios brasileiros no ano de 2023, com a redução nos repasses financeiros e priorizando manter em dia o pagamento dos salários dos servidores, bem como, a continuidade do grande volume de obras em execução no município, a Prefeitura de Barreiras optou por focar os investimentos dos festejos de Momo, no Carnaval Cultural do Centro Histórico. O anúncio foi feito pelo prefeito Zito Barbosa durante reunião de balanço anual com o secretariado, na manhã desta sexta-feira (15).
Desta maneira, o Circuito Zé de Hermes receberá toda a atenção da gestão municipal na realização de um grande Carnaval Cultural, com uma grade especial de atrações, estrutura ampliada, reforço na segurança para que os foliões curtam tudo com muita alegria. Ao mesmo tempo em que a Prefeitura manterá seu inalienável compromisso de manter em dia o pagamento dos salários dos servidores e a conclusão das mais de 20 obras em execução na Capital do Oeste.
Assim, de 9 a 13 de fevereiro, o Circuito Zé de Hermes no Centro Histórico será palco do maior Carnaval Cultural da história, fortalecendo a cultura e trazendo vitalidade ao Centro Histórico, no circuito mais charmoso do Barreiras Folia.”