A Prefeitura de Amélia Rodrigues, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social realizou a X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Assistência social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.
O evento aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e visou, de forma coletiva, buscar diretrizes para a melhoria da política de assistência social.
A secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Pires, reafirmou a importância da gestão do prefeito Paulo Cesar Bahia Falcão em apoiar a realização do encontro. “Amélia Rodrigues é um dos municípios brasileiros que teve a iniciativa de manter a realização das conferências, reforçando seu compromisso em garantir os direitos das políticas protetivas e o acesso ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS), por entender que o principal motivo desse trabalho são as pessoas atendidas e acompanhadas pela política pública. A política da Assistência Social é de todos nós. O desafio é que possamos fazer juntos, reconhecendo as diferenças, com o objetivo de atender de forma eficaz as pessoas beneficiadas por essa política pública. A assistência social precisa ser fortalecida, estar em diálogo permanente com as demais políticas setoriais, para garantir recursos e serviços a esse público”, enfatizou.
De acordo com a presidente do CMAS, Maria do Rosário, a conferência se configura como um ato de reafirmação dos direitos sociais assegurados na Constituição. “No momento de restrição de recursos financeiros, negação de direitos e da participação popular é preciso que estejamos juntos. Que possamos sair daqui fortalecendo a assistência social, que faz a diferença para nossa cidade.”
“O tema da Conferência de 2019 traz o molde da primeira Conferência de Assistência Social realizada no Brasil, porque concluímos que é o momento de reafirmamos direitos. Ela tem um diferencial das demais, tendo em vista seu caráter de resistência e luta para assegurar o SUAS como uma política pública a ser garantida pelo Estado” pontuou a palestrante Thaise Viana, assistente social, técnica do Gabinete da Superintendência de Assistência Social do Estado/SJDHDS.
Estiveram presentes os vereadores Arlindo e Lay, Colaboradores da Sec. Municipal de Saúde, Sec. Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Coordenadora da Criança e Adolescente, Lucivania Nogueira, Coordenadora da Vigilância Socioassitencial, Elaine Moniz, Coordenadora da Melhor Idade, Nilza Alcântara, Coordenadora da Mulher, Elisangela Barbosa, Coordenadora do CRAS, Simone Batista, Coordenador do Bolsa Família, Carlito Bomfim e Coordenadora do Conselho Tutelar, Katia Antunes.
O evento encerrou com a realização de trabalhos em grupos por eixo, apresentação e discursão com elaboração de propostas e encaminhamentos para melhor atender a população em situação de vulnerabilidade social.