Após iniciar, no último 2 de Julho – data de emancipação política da cidade de Alagoinhas – mais uma ação de enfrentamento à pandemia e de inaugurar uma Unidade de Acolhimento Provisório, fortalecendo a rede de cuidados a idosos diagnosticados com coronavírus, a prefeitura deu continuidade, na última sexta-feira (3), ao Drive Thru de testagem rápida para COVID-19.
A ação – realizada novamente em virtude do sucesso em triagem de pacientes – aconteceu, mais uma vez, em Alagoinhas Velha, bairro onde foi registrado o maior quantitativo de casos positivos para a doença, até agora.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), responsável pela iniciativa, entre ontem e hoje, aproximadamente mil testes rápidos foram realizados, na localidade. Ainda segundo a secretaria, as ações constituem apenas o início de uma estratégia maior de investigação que será desenvolvida também em outros bairros da cidade, com foco em diminuir a curva de transmissão da COVID-19. O município informou que avança com a aquisição de 25 mil testes, que serão realizados em forma de ações setorizadas, com inquérito epidemiológico, contemplando também as demais regiões da cidade.
A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, salientou que a estratégia de testagem para COVID-19 visa ampliar a detecção de pessoas infectadas, possibilitando a estruturação de novas medidas de combate à doença. “É mais uma iniciativa da gestão municipal que tem como objetivo maior garantir o cuidado à nossa população, frente a uma emergência de saúde pública. Nossas equipes seguem completamente mobilizadas, e Alagoinhas avança com novas estratégias para vencer a pandemia”, destacou a gestora da pasta.
Foram submetidas ao teste rápido apenas as pessoas que se enquadraram nos critérios de pacientes sintomáticos, após avaliação dos profissionais de saúde, circulantes – a exemplo daqueles que residem no bairro, mas trabalham em outro município –, e idosos.
Elisângela Evangelista, que passou pelo teste rápido, avaliou positivamente o atendimento no local. “Achei muito bom, porque Alagoinhas Velha é o local com maior índice da COVID, então é importante. Foi um incentivo muito bom, por parte do prefeito”, comentou, na manhã desta sexta-feira. Vanderley dos Santos, que é circulante, pela localidade, também aprovou a ação. “Achei uma boa ideia, porque é uma forma de descobrir rápido inclusive as pessoas que não estão sabendo que têm a doença”, afirmou.
Para Valdo Silva Santos, que também passou pela triagem, mais que uma medida de controle e detecção, a testagem rápida contribui também para ressaltar a importância do papel de cada um para a proteção de todos. “A gente aumenta a conscientização. Se eu sei que estou infectado, mesmo não tendo os sintomas, eu já vou proteger um amigo, a população, aquela pessoa que esteja se aproximando de mim. É uma questão de consciência”, relatou.
Entre os munícipes testados nesta sexta-feira, para coronavírus, nenhum apontou IgM positivo, ou seja, fase ativa da doença, e 6 pessoas assintomáticas apresentaram IgG reagente, que significa que elas possivelmente foram expostas ao vírus, mas já não estão na fase de transmissão. A SESAU informou ainda que um paciente teve resultado indeterminado, na testagem e, por isso, foi encaminhado à UPA, para avaliação médica e demais condutas.
Nos 2 dias de ação, equipes atuaram seguindo integralmente os protocolos oficiais. “Alagoinhas saiu na frente, mais uma vez, com outra ação importante que veio para reduzir as subnotificações e contribuir para o enfrentamento à pandemia. Quando aumentamos significativamente o número de testes, podemos tratar e deixar em isolamento os casos confirmados, diminuindo, assim, o risco de contaminação de outras pessoas”, avaliou o prefeito Joaquim Neto. Médico, de formação, o Chefe do Executivo Municipal pontuou as medidas que vêm sendo implementadas para o combate ao coronavírus e reforçou a recomendação de isolamento social. Segundo o prefeito, o cronograma de ações previstas para os demais bairros da cidade será divulgado pelos canais institucionais.