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sexta-feira 8 de maio de 2020 às 13:08h

Prefeitura de Alagoinhas inicia a distribuição de kits da alimentação escolar

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A Prefeitura de Alagoinhas por meio da secretaria de Educação (SEDUC) do município, iniciou na quarta-feira (6), a distribuição de kits de alimentação adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A medida, que cumpre uma normatização federal, tem como objetivo garantir que os estudantes que dependem da merenda escolar como uma importante fonte de refeições saudáveis e gratuitas, continuem contando com essa assistência, durante o período de isolamento social, ocasionado pela pandemia de COVID-19.

Seguindo as regras definidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Alagoinhas, todo o plano de distribuição foi elaborado pela equipe técnica da SEDUC, juntamente com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Assim, as primeiras famílias a receberem os kits compostos por itens que estavam no estoque das próprias unidades e do Almoxarifado Central, foram dos alunos matriculados nas 12 creches municipais, unidades onde as crianças de 2 e 3 anos estudam em tempo integral e recebem três refeições por dia.

A entrega foi realizada na quarta (06) e nesta quinta (07). Para evitar aglomerações, a ação foi organizada em dois turnos (matutino e vespertino), mediante agendamento prévio entre a escola e o responsável pelo aluno. Aos responsáveis que não foram retirar os kits nas creches, nestes dois dias, uma nova data será informada pela direção da unidade.

De acordo com a SEDUC, todas as outras unidades da rede municipal também montaram kits a partir dos alimentos em estoque nos seus almoxarifados. Em cada unidade, a distribuição dos alimentos está sendo discutida entre a diretoria e o Colegiado Escolar, tendo como critério, as famílias de maior vulnerabilidade social. “Em reunião entre o a gestão e CAE, ficou definido que os critérios para a entrega ficariam a cargo dos colegiados, uma vez que cada escola tem a sua realidade, e são os gestores que conhecem a situação das famílias de perto. Essas reuniões possuem ata, fotos e relatórios, que são apresentados aos órgãos de controle externo.”, informou o secretário da pasta, Jean Afonso.

A SEDUC ressalta que esse processo não tem vinculação com a entrega das cestas básicas pela Prefeitura. Além da distribuição dos kits de alimentação do PNAE, desde o dia 2 de abril, com recursos do Fundo Municipal, a secretaria cumpre um cronograma de entrega de uma cesta básica a cada aluno matriculado em escola pública municipal, como forma de garantir o apoio nutricional durante período de suspensão das aulas. O valor global da dispensa para aquisição dos itens alimentícios deve garantir a segurança alimentar de aproximadamente 13 mil estudantes por um período de até 3 meses consecutivos, e o novo calendário de entrega será divulgado em breve.

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