domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Ascom/PMA
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Alagoinhas e Associação de Oncologia promovem caminhada
domingo 27 de outubro de 2019 às 10:46h

Prefeitura de Alagoinhas e Associação de Oncologia promovem caminhada

NOTÍCIAS


A Prefeitura de Alagoinhas juntamente com a Associação de Oncologia Nova Vida uniu esforços, convidaram a sociedade civil, representantes da esfera pública e realizaram neste última sábado (26) uma caminhada pelo centro da cidade. A mobilização do Outubro Rosa, voltada à Saúde da Mulher, chama a atenção para a importância da prevenção, do acompanhamento médico e do diagnóstico precoce de doenças.

O movimento começou logo cedo, a partir das 7h, com concentração na Praça Ruy Barbosa, de onde a diretoria da Associação de Oncologia, membros da esfera pública, pacientes, agentes de saúde, equipe técnica da Secretaria de Saúde do município e sociedade civil organizada saíram, em caminhada.

O trajeto continuou pela Rua Rodrigues Lima até a Praça J.J. Seabra, passando também pela Soror Joana Angélica, pela Praça da Bandeira e pelo Mercado do Artesão, onde um café da manhã foi oferecido a todos os envolvidos.

“É o quarto ano de caminhada, procuramos o apoio da secretaria com mais força esse ano. Acho que a secretária, também por ser mulher, abraçou a causa e estamos aqui. Só tenho a agradecer à Secretaria de Saúde, que está aqui em massa. E agradecer também a todos os voluntários, à diretoria da associação, à família, aos amigos. A importância é a prevenção. Queremos chamar a atenção não apenas sobre o câncer de mama”, destacou a presidente da Associação Nova Vida, Ana Lopes da Silva, que falou sobre a necessidade de alertar as mulheres sobre as doenças silenciosas.

Dados da Saúde no Brasil e no mundo mostram que o diagnóstico precoce é fundamental. De acordo com o Ministério da Saúde, a detecção de doenças como o câncer, em estágio inicial, possibilita o tratamento com terapias mais simples e efetivas. No que se refere ao Câncer de Mama, números do Estudo Amazona, assinado por pesquisadores de 19 instituições, mostram que mais de 70% dos casos no país são diagnosticados em estágio avançado, e o câncer de mama continua sendo o tipo de câncer que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo.

Com a caminhada deste sábado, e os profissionais de saúde do município envolvidos, a Associação de Oncologia sensibiliza a população, incita as mulheres ao cuidado, informa e orienta sobre diagnóstico, rastreamento, acompanhamento, índices e atendimento médico.

Segundo a secretária de saúde, Rosania Rabelo, que participou de toda a caminhada o cuidado não é circunstancial. “As nossas mulheres precisam de cuidado e atenção integral não apenas no mês nacional de mobilização. A Secretaria de Saúde chega para somar a esse movimento da Associação de Oncologia e essas mulheres, que seguiram hoje juntas no centro da cidade vêm falar sobre prevenção, vêm lembrar sobre a necessidade de realização dos exames de forma periódica, vêm explicar a importância do autocuidado. Não poderíamos ficar de fora”, salientou a gestora da pasta.

Ainda de acordo com a secretária de saúde, as ações do Outubro Rosa, no município, com atendimentos e realização de exames gratuitos, continuam. “A saúde segue em ritmo acelerado em Alagoinhas”, acrescentou. Neste domingo (27), o Momento M leva equipe técnica, carreta de rastreamento do câncer de mama, médicos, enfermeiros, agentes de saúde e auxiliares para a Praça Santa Isabel, com realização de preventivo, consultas com ginecologista, ultrassonografia, aferição de sinais vitais e vacinação, entre outros serviços para pacientes pré-agendadas. Na segunda-feira, o Momento M chega também ao Estevão e, nos dias seguintes, aos distritos de Boa União e Riacho da Guia.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!