Para cumprir o isolamento social com segurança, idosos da instituição de longa permanência onde foram registrados casos confirmados da COVID-19, mas cujas amostras apontaram negativo para coronavírus, foram remanejados, pela Prefeitura, à Unidade de Reintegração; completamente higienizada, organizada e preparada pelas equipes de saúde para receber temporariamente os idosos, a unidade dispõe de profissionais 24 horas, com 2 técnicas de enfermagem e 1 higienizadora atuando diretamente no local.
Segundo a secretária de saúde, Rosania Rabelo, a unidade disponibilizada passou por uma readequação nos cômodos, para acolher aos idosos e profissionais, que desde o último sábado já estão no espaço. Ainda de acordo com a gestora da pasta, o remanejamento dessas pessoas para um local seguro e equipado faz parte da série de ações que vêm sendo adotadas pelo poder público municipal com foco em assegurar os cuidados necessários principalmente ao público mais vulnerável, diante da pandemia, com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do novo coronavírus.
Josefa de Jesus, que há 8 anos morava na instituição de longa permanência, testou negativo para COVID-19, é uma das idosas acolhidas na Unidade de Reintegração e gostou das instalações. Aos 68 anos, ela disse ter chorado e não nega que sentiu medo, mas avalia positivamente a transferência para o espaço. “Graças a Deus essa coisa não pegou. Aqui, graças a Deus, eu estou muito melhor que lá”, afirmou Josefa de Jesus. Antônio Bispo de Barros, que também está no local, ao lado de Josefa e outras 2 pessoas, relatou que a sua recomendação seria para que a população evitasse o contato físico neste momento. “Faria o mesmo que estou fazendo por mim, que é usar máscara. E evitar o contato, evitar ficar abraçando. (…) aqui as meninas atendem a gente bem, alegre, não tem desavença. É nota 10”, comentou, com relação ao cuidado das profissionais que atuam na unidade.
No centro de reintegração, as visitas estão proibidas, temporariamente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O intuito é preservar os idosos e evitar os riscos de exposição. “A Prefeitura teve o cuidado de encontrar um local adequado para que os idosos pudessem manter o isolamento em segurança. Todos os cômodos são higienizados diariamente”, salientou a técnica de enfermagem Williana, que enfatizou ainda que os idosos mantêm contato com amigos e familiares por WhatsApp, durante o isolamento. “As únicas pessoas que entram são profissionais autorizados, que cumprem o protocolo de paramentação, seguindo as normas técnicas estipuladas”, acrescentou a também técnica de enfermagem, Liliane Cristina Nascimento Godoi.
As técnicas enfatizaram que os idosos retornarão às instituições quando for comprovadamente seguro para todos.
A SESAU comunicou ainda que, além da unidade, um local definitivo para o isolamento e o suporte à população idosa, também de outros lares e instituições, está sendo estruturado, garantindo a segurança e acomodação de todos com apoio de uma equipe multidisciplinar. Os 7 lares de longa permanência receberam, do município, termômetros infravermelho para a aferição de temperatura – que deverá ser procedimento padrão, na rotina das instituições.
A ação não é isolada. Desde março, o poder público municipal vem implementando e instituindo determinações para o controle, a prevenção e a contenção de riscos, diante da emergência de saúde pública, e a Secretaria de Saúde reitera que todos os esforços vêm sendo envidados, principalmente junto aos grupos de pessoas mais vulneráveis, para o enfrentamento à pandemia.