Como parte das ações integradas para o fortalecimento da agricultura familiar, a Prefeitura de Alagoinhas cedeu, à Associação Comunitária do Cangula, equipamentos de irrigação que serão utilizados na instalação de uma horta comunitária de plantas medicinais usadas na Farmácia Verde.
De acordo com o secretário municipal de agricultura, Geraldo Almeida, a ação faz parte de um programa de apoio a comunidades quilombolas desenvolvido em parceria com a BRACELL. “Enquanto a Secretaria Municipal de Agricultura atua diretamente no apoio à produção do campo, a Bracell propicia a capacitação dos associados em horticultura e a produção de medicamentos e essências de origem vegetal via SENAR, além de financiar os equipamentos da mini agroindústria farmacêutica”, aponta o gestor da pasta, que destaca também a importância do projeto no que se refere a oferecer mais uma alternativa de geração de renda através do desenvolvimento do campo.
Para Claudemir Paixão, da Associação Comunitária, além de contribuir para o desenvolvimento e de potencializar a produção, os equipamentos de irrigação fortalecem o projeto da horta comunitária das mulheres do Cangula. “Começou quando as mulheres da associação participaram de uma capacitação da Bracell, também com apoio do SENAR, da SEMAG e do vereador Cleto. A partir disso, elas resolveram criar uma horta comunitária no fundo da associação e o secretário Geraldo Almeida, através da SEMAG, cedeu todo o kit de irrigação”, pontuou “Dinho”, como é popularmente conhecido. Segundo ele, em média 20 mulheres participam da horta comunitária, que beneficia diretamente as pequenas produtoras locais.
A iniciativa não é isolada. Com ações contínuas de recuperação das estradas vicinais, entrega de adubo orgânico às comunidades rurais e apoio ao preparo do solo com maquinário, a Prefeitura de Alagoinhas tem vislumbrado novos caminhos para o fortalecimento do pequeno agricultor e aposta no apoio à agricultura familiar como forma de desenvolvimento.
Nos últimos meses, a Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do Rio Branco – Sede II recebeu um motor de irrigação da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) – via emenda do vereador Juracy Nascimento, com a liberação do recurso pelo prefeito Joaquim Neto –, que já está em pleno funcionamento na área agrícola comunitária. Segundo Geraldo Almeida, o resultado das ações integradas vem sendo cultivado desde o início das atividades da Secretaria Municipal de Agricultura junto aos produtores rurais.
Além disso, programas de fertilização do solo, de assistência técnica e qualificações para operação de maquinário no campo estão sendo oferecidas em parceria com a Administração Municipal, que pretende reduzir os custos de preparo da terra e contribuir com implementos para o fortalecimento dos produtores rurais da região. A previsão é de que novos insumos sejam distribuídos e cursos de capacitação sejam oferecidos ao longo de todo o ano pela secretaria às comunidades.