Alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino participaram, no último sábado (3), no Centro de Cultura, do Aulão Inaugural do “Aprova Alagoinhas”, que oferece aulas de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas cobradas na Prova Brasil, aplicada a alunos do 5º e 9º anos para o diagnóstico da qualidade de ensino do sistema educacional brasileiro. A média de desempenho dos estudantes na Prova Brasil serve como referência para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios.
Desenvolvido pela secretaria municipal de Educação (SEDUC) desde 2017, o objetivo do Aprova Alagoinhas é motivar e oferecer uma preparação mais sólida para todos os alunos da rede, por meio de dicas e atividades lúdicas. Os aulões são mediados por professores da Associação de Formação de Professores (ASPE) e a previsão é de cinco encontros até novembro.
Além de preparar os alunos, por meio do projeto, os docentes também são qualificados com formação continuada. “Desde 2017, os professores de Português e Matemática se reúnem periodicamente para estudar e planejar estratégias. Desta forma, os alunos são preparados de forma contínua e no período que precede a Prova Brasil, nós buscamos motivá-los com aulas-show para que eles entendam a importância de participar. Identificamos que muitos estudantes não iam fazer a prova por insegurança, e esse é um fator que prejudica a avaliação do município no Ideb”, explica a diretora pedagógica da SEDUC, Suiane Cristine Ferreira.
“Além de atividades ao longo do ano, temos estes momentos de interação no Centro de Cultura com aulas diferenciadas. Essa motivação é essencial para que eles percam receio de fazer a prova e tenham um desempenho melhor”, salienta a vice-diretora da Escola Municipal Jairo Azi, localizada no distrito de Riacho da Guia.
Cursando o 9º ano na Escola Municipal de Alagoinhas (CMA), Michel Bruno Pascoal conta que vê esses momentos como uma boa oportunidade para aperfeiçoar o aprendizado dos conteúdos vistos em sala. “Achei muito bom. Aqui a gente aprende de forma mais divertida e pode compartilhar as experiências com os colegas e alunos de outras escolas”, afirmou o estudante, que pensa em ser designer de games.
“É um projeto muito valioso porque dá um grande incentivo aos estudantes e professores. Ao lado de outros programas que vêm sendo desenvolvidos no município para melhoria no índice do Ideb, a exemplo do Educar Pra Valer, os aulões trazem uma base mais sólida aos nossos alunos, tanto para a Prova Brasil, quanto para as avaliações do Ensino Médio.E este ano, teremos um diferencial , que são registros feitos por eles mesmos, durante todo os processos preparatórios”, ressalta o secretário da Educação, Jean Afonso.
Parceira da SEDUC, a Pastoral do Menor abrilhantou ainda mais o encontro com apresentações do coral e do grupo de teatro da instituição. No final do aulão, os alunos participaram, ainda, de um sorteio de brindes oferecidos pela Microlins, Sanceu Academia, Loja do Fardamento, Design de Sobrancelha e Tudo em Mídia.
A Prova Brasil será realizada no período de 24 de outubro a 03 de novembro em todas escolas do país.