Estudantes que atuaram em algum órgão da Prefeitura de Salvador com vínculo de estágio terão a oportunidade de dar prosseguimento à carreira profissional trabalhando de forma efetiva no quadro de profissionais da gestão municipal. Nesta segunda-feira (19), depois de participar da abertura da Semana do Clima, o prefeito ACM Neto esteve no Hotel Fiesta, no Itaigara, para divulgar detalhes do projeto Nossos Talentos, que criará 42 vagas em cargos comissionados para ex-estagiários dos ensinos médio e superior.
O evento foi realizado em comemoração ao Dia do Estagiário, celebrado ontem (18), e contou com cerca de 500 pessoas no auditório. Os participantes tiveram uma programação recheada de atividades, premiações e palestras motivacionais. ACM Neto lembrou que o programa Novos Talentos foi enviado para a apreciação da Câmara de Vereadores, na última quarta-feira (14), e é parte de um compromisso assumido pela Prefeitura desde o ano passado.
Através do Nossos Talentos, serão criados 21 cargos de Assistente Especial I e mais 21 de Assistente Especial II, que serão preenchidos por meio do critério da meritocracia, ou seja, por aqueles que demonstrarem desempenho destacado após a conclusão do estágio. Os selecionados terão a oportunidade de atuar durante dois anos, no máximo, como profissional em cargos comissionados.
“A gente tem que dar oportunidade para quem, de fato, pode fazer a diferença. Nesse contexto, me comprometi de transformar uma ideia em um programa. Tenho certeza que a Câmara vai apreciar com rapidez, e que a ideia é que a primeira turma possa ocupar esses cargos ainda nesse ano, na virada de 2019/2020. Vamos premiar quem veste a camisa, quem faz a diferença e sua todo o dia, com muita dedicação, compromisso e entrega”, acrescentou ACM Neto.
Rotatividade
Segundo Thiago Dantas, titular da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), órgão que coordena a iniciativa, a ideia é gerar rotatividade, dando continuidade no processo de aprendizagem dos ex-estagiários, que passarão para a condição de profissional contratado do quadro da Prefeitura. “Tão logo a Câmara delibere o projeto, vamos implementar uma seleção interna para fazer esse processo de recrutamento”, garantiu.
A remuneração bruta oferecida para que ingressar por meio do programa será de R$ 1472,77 para Assistente Especial I, e R$ 1598,76 para Assistente Especial II, contemplando ainda plano de saúde. Os valores incluem os auxílios transporte e alimentação e podem contar com acréscimo de gratificação de até 55% do valor dos vencimentos.
Há apenas sete meses como estagiária do setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Érica Campos, 17, contou que está empolgada com tudo o que tem aprendido. “É minha primeira experiência de estágio. Trabalho muito com papel, então a organização conta bastante. Já era organizada, mas estou mais porque sei que um erro pode comprometer as operações do órgão”.