Conforme a TV Gazeta, a concessionária de energia elétrica EDP informou, na última terça-feira (3), que os postes instalados no meio de uma estrada recém-inaugurada em Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo, serão recolocados. A mudança será iniciada nesta quinta-feira (4). O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) pediu esclarecimentos sobre a obra para a Prefeitura do município.
A obra foi inaugurada há menos de uma semana e gerou revolta dos moradores e motoristas que passam no local. As imagens dos postes instalados no meio da estrada viralizaram na internet.
A Prefeitura, responsável pela obra, disse que pediu para a EDP trocar os postes de local quando a obra foi iniciada.
A EDP, no entanto, disse que a administração municipal solicitou a mudança dos postes em setembro deste ano. Em outubro, a concessionária enviou para a Prefeitura o orçamento com os custos desse serviço, mas, desde então, não recebeu resposta.
Segundo a EDP, a decisão de realizar a obra foi tomada em função do risco de acidentes no local.
Já a Prefeitura informou que está enfrentando dificuldades para mudar o lugar de vários postes no município. A administração disse ainda que sinalizou os locais onde há risco aos motoristas e pedestres, enquanto aguarda as mudanças e adequações da rede elétrica por parte da EDP.
Tribunal de Contas
O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) pediu esclarecimentos sobre os gastos da obra ao prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão (PSD), e ao secretário Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, Wagner Porto Viana.
No documento, o órgão pediu que a administração municipal explique se o contrato da obra foi foi finalizado, quem foi o responsável pela inauguração da obra e pela liberação para trânsito, e se foi solicitada a realocação dos postes à concessionária de energia responsável.
Após as respostas aos questionamentos, o Tribunal de Contas informou que vai avaliar qual será a medida cabível.
CREA
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) informou que irá até o local vistoriar a obra.
O Conselho disse que já apurou as Anotações de Responsabilidade Técnica do empreendimento para que todas as providências sejam tomadas para evitar acidentes.
7,8 km com barreiras
Ao todo, são 16 postes espalhados no meio das pistas onde passam os veículos. O trecho tem 7,8 quilômetros e liga as localidades de São Paulo e Cabral, em Presidente Kennedy.
A entrega da rodovia foi comemorada pela Prefeitura do município em uma publicação nas redes sociais há menos de uma semana. A preocupação de moradores e motoristas é um possível aumento dos acidentes, principalmente durante a noite, quando a visibilidade fica reduzida.