Para melhor atender o folião, a Prefeitura está promovendo o Curso de Qualificação Profissional para os guardas civis municipais que vão trabalhar no Carnaval 2020. As aulas iniciadas no último dia 10 e com término previsto para sexta-feira (14), das 8h às 18h, estão sendo realizadas na Base do Grupamento de Operações Especiais (GOE), Avenida Tamburugy, Paralela.
Os agentes recebem aulas teóricas e práticas, ministradas por instrutores do quadro da própria Guarda Civil. Ao todo, aproximadamente mil agentes atuarão na Operação Carnaval dando suporte na segurança da maior festa de rua do mundo.
Durante o curso estão sendo ministrados ensinamentos que compreendem técnicas de defesa pessoal, procedimentos de patrulha em grandes eventos, além de noções básicas em primeiros socorros. As atividades ainda contam com palestras diárias que fazem parte do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), implementado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Reparação (Semur), visando qualificar os servidores também para o combate ao racismo institucional e promoção da igualdade racial e de gênero no cotidiano da corporação e também durante a festa.
Membro da corporação há 12 anos, o guarda Marcos Venâncio Oliveira, 33 anos, integra as patrulhas que circulam nos circuitos. Na opinião dele, os ensinamentos passados durante a capacitação são de fundamental importância para humanizar, ainda mais, o serviço ofertado ao folião. “É um momento em que ficamos bem próximo da população. Lembro que ano passado ajudei em ocorrências importantes. Prestei socorro a um folião que passou mal e conduzi diversas crianças que se perderam dos pais. Poder ajudar as pessoas numa festa como essa, é de grande valia para todos nós”, frisa o agente.
Teoria e prática juntos
Para o chefe do Centro de Formação, Marciano Anunciação, que ministra aula sobre procedimentos de patrulha em grandes eventos, o curso é de fundamental importância para garantir o sucesso do trabalho durante o Carnaval. “Trazemos para sala de aulas as teorias e vivências práticas. A ideia desse curso é trabalhar a abordagem para as tantas situações que podem ocorrer durante o Carnaval. É uma festa grandiosa e que tem muitas peculiaridades, por isso, trazemos nosso efetivo para bater um papo e reforçar práticas e condutas que já adotamos no dia a dia”, explica.
De acordo com o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, as aulas teóricas antes do Carnaval visam aprimorar o trabalho que já é feito ao longo do ano pela Guarda Municipal. “A gente tem feio isso há alguns anos, todo nosso efetivo operacional passando pelo curso, com enfoque especifico para essa grande. Essa capacitação tem refletido em uma operação de muita tranquilidade e pouquíssimos desgastes com a Guarda Civil Municipal. O objetivo dessa capacitação é fazer com que todos entendam a operação, treinem um pouco mais as atividades especificas do Carnaval e estejam preparados para atuar brilhantemente nessa grande festa da nossa cidade”, concluiu.
O efetivo estará distribuído em diversas atividades, garantindo a segurança das pessoas que vão acessar os circuitos da folia e prestando apoio aos diversos órgãos do município, na proteção ao patrimônio público e atividades de fiscalização e ordenamento. Além disso, os agentes da GCM estarão distribuídos nas estações de transbordo de Salvador, executando ações de prevenção à violência, distribuindo folders com dicas de segurança e pulseiras de identificação para as crianças que vão participar da festa.