Ações de limpeza de ruas e até áreas externas de imóveis são intensificadas nesta segunda-feira (22) em Alagoinhas, no Nordeste baiano, após a cidade ser atingida por todo o volume de chuvas esperado para o mês de outubro (60mm), em menos de 10 horas, no domingo (21). Não há registro de feridos ou desabrigados, mas a Secretaria de Assistência Social ainda acompanha famílias que residem nos locais mais abalados.
A secretaria de Comunicação do município informou por meio de nota que um levantamento sobre os danos provocados pela enxurrada será concluído até o fim da manhã desta segunda e vai definir quais as prioridades das equipes de manutenção que contam com mais de 80 profissionais e desde a tarde de domingo já atuam para minimizar os prejuízos aos moradores.
Segundo a gestão da cidade, a região do Parque das Jaqueiras foi a mais castigada pela ação das águas que espalhou lama por toda parte. Afirmou também que as chuvas intensas coincidiram com um período em que “há grandes investimentos de infraestrutura”, como obras de macrodrenagem, nos pontos mais críticos para “solucionar em definitivo a fragilidade das áreas”.