A decisão da Prefeitura de Mata de São João de permitir o fechamento do Loteamento Aldeia dos Pescadores em Praia do Forte causou enorme indignação na população local por causa do impedimento ao acesso à praia do Lord, uma das praias mais frequentadas da região. O loteamento foi criado como loteamento aberto e o fechamento foi solicitado pela associação de moradores, mas grande parte deles não aceita o fechamento.
Mesmo sem concordância de todos os moradores, a Prefeitura de Mata de São João afirmou ao portal Bahia Econômica, sobre um acordo de concessão de área pública ao loteamento, por isso passou a ser loteamento privado. A placa do loteamento já foi mudada considerando-se agora um condomínio, embora legalmente não seja.
Pra reduzir o impacto negativo, a Prefeitura exigiu que o loteamento, agora privado, permita a entrada de ambulantes cadastrados e de moradores da Praia do Forte tenham o livre acesso à praia, mas moradores dizem que isso é só papel e que a entrada vem sendo impedida.
Já existe um abaixo-assinado com cerca de 450 assinaturas contra a concessão e denúncia no Ministério Público.