Os trabalhadores ambulantes que atuarão nas principais festas populares de 2025, como o Festival da Virada, Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Festa de Iemanjá, Pré-Carnaval e Carnaval, terão isenção total das taxas de licenciamento, como ocorrido em 2024. A medida, anunciada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), beneficia milhares de trabalhadores informais cadastrados entre setembro e outubro, eliminando custos que variavam de R$ 89,95 a R$ 391,85.
A isenção vem atrelada à capacitação obrigatória, e já vale para os cerca de 900 ambulantes que participarão do Festival Virada Salvador 2025. O treinamento ocorrerá no próximo dia 18 de dezembro, no Ginásio de Esportes Estação Cidadania, em Itapuã, e abordará temas como atendimento ao cliente, educação financeira, normas de higiene e descarte de resíduos.
Os participantes serão divididos em turnos, organizados de acordo com a inicial dos nomes dos ambulantes. A ausência no treinamento implicará na exclusão do credenciamento, conforme informado pela Semop.
De acordo com o secretário Alexandre Tinôco, a iniciativa vai além da capacitação técnica. “Essa capacitação prepara os ambulantes para oferecer serviços de qualidade, sempre respeitando as normas estabelecidas, ajudando a fortalecer o sucesso do festival”, afirmou.
Fiscalização
Para garantir o cumprimento pleno das normas, a fiscalização será intensificada durante o evento de final de ano. A operação contará com 300 agentes da Semop, que atuarão para assegurar o uso de materiais descartáveis e marcas autorizadas pelos patrocinadores.
Com essas iniciativas, a Prefeitura reforça o compromisso com a valorização dos trabalhadores informais e o sucesso das festas que movimentam a cidade, consolidando a capital baiana como referência em grandes eventos.