Preocupados em angariar ações para melhorar o financiamento e a manutenção da saúde nos municípios, os prefeitos representantes do Consórcio Público Interfederativo de Saúde de Piemonte da Chapada, Arnaldo Filho de Caém, Tiago Ferreira de Jacobina, Samuel Santana de Piritiba, Sivaldo Carvalho de Capim Grosso, Dirceu Ribeiro de Mirangaba e a secretária de saúde de Mairí, Silvia Carneiro se reuniram na manhã desta terça-feira (31), na sede da UPB.
“Estamos reunidos para discutir e nortear ações conjuntas para nossa unidade hospitalar territorial. A nossa situação está muito complicada, então vamos unir esforções para que melhorar essa situação”, explicou o prefeito de Caém, Arnaldo Filho.
O prefeito de Jacobina, Tiago Ferreira reforça a necessidade de financiamento dos leitos de UTI na região. Ele cita que algumas unidades foram desativadas após a pandemia de Covid 19. Jacobina possui dois hospitais municipais, uma UPA e sedia a Policlínica de Saúde. O município pactua com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) o atendimento da media e alta complexidade da região.
Entre os principais problemas relatados pelos gestores está a locomoção dos pacientes nos municípios. O prefeito de Piritiba, Samuel Santana relatou que seu município possui treze ambulâncias e dois ônibus para transportar diariamente os pacientes para consultas, exames, procedimentos e internações. Ele reclama da alta despesa e da distância para encontrar atendimento médico. Já a secretária de saúde de Mairí acrescenta que há escassez de equipamentos de hemodiálise na região.